Empreendedorismo e Gestão de Clínicas Médicas Particulares: O Caso de um Centro de Diagnósticos / Entrepreneurship and Management of Private Medical Clinics: The Case of a Diagnostic Center

Angélica Lemos Debs Diniz, Lineker Fernandes Dias, Mariana Côrtes de Freitas, Vinicius Moro Gorla, Viviane Pereira Bernardes

Abstract


O setor privado de empreendimentos voltados para atendimento em saúde no Brasil representa um mercado expressivo, em especial, por se tratar de um bem de primeira necessidade da população. Este trabalho tem por objetivo descrever um caso de ensino de empreendedorismo voltado para a abertura de uma clínica de saúde particular, especializada em diagnósticos por imagem, por dois médicos. Intenta-se que seja utilizado como material didático em cursos de graduação em administração e áreas similares. A construção do texto atentou-se para as normas aplicadas para casos de ensino. Os personagens centrais da história são Alessandra e Carlos, dois médicos que lidam com as dificuldades iniciais para abertura de sua clínica particular.A abertura de uma clínica particular apresenta os desafios pertinentes à abertura de qualquer empresa, dentre elas: análise de mercado, planejamento, divulgação e controle financeiro. O objetivo deste trabalho é proporcionar reflexão e desenvolvimento de competências acerca de temáticas voltadas para dificuldades enfrentadas por gestores, nesse nicho de mercado específico, estratégias utilizadas por empreendedores, análise da tomada de decisões em gestão, atitude empreendedora e seus reflexosempresariais.

 


Keywords


Crescimento Empresarial; Serviços Médicos; Aquisição de Tecnologias; Tomada de Decisão.

References


HALFELD, M.. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro. Editora Fundamento. 2018.

FISCHMANN, Adalberto Américo et al. Stakeholders na atividade hospitalar: Uma investigação setorial no estado de São Paulo. 84-101 p. FACES, Belo Horizonte, 2008. 7. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2018.

SOUZA, E. C. L.; LOPEZ JUNIOR, G. S. Atitude empreendedora em proprietários-gerentes de pequenas empresas: construção de um instrumento de medida. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 11, n. 6, nov./dez. 2005.

SOUZA, E. C. L. de. A Disseminação da Cultura Empreendedora e a Mudança na Relação Universidade-Empresa. In: Souza, Eda C. L. de (Org.). Empreendedorismo: competência essencial para pequenas e médias empresas. Brasília: ANPROTEC, 2001, pág. 28 – 41.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.