O uso das TICs na formação do professor universitário / The use of TICs in university teacher training

Luciana de Lima, Robson Carlos Loureiro

Abstract


Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em 2011.1 com alunos e docentes participantes da formação de professores do ensino superior para o uso das tecnologias da informação e comunicação que procurou estabelecer por meio das mídias caminhos didáticos e metodológicos que tendem a motivar novas formas de docência. Esta formação foi a primeira edição de um processo continuado, apoiado pela administração superior da Universidade. A metodologia aplicada integrou o desenvolvimento de parcerias entre docentes e discentes pautada por práticas integrativas e colaborativas e avaliadas a partir da perspectiva ausubeliana. Professores e alunos atuaram em conjunto formando pares de trabalho e aplicando nas aulas presenciais as suas descobertas sobre os usos de mídias multimodais. Para este trabalho optou-se pela abordagem de estudo de caso onde as informações coletadas em momentos diferenciados da formação são comparadas e fundamentadas em análises posteriores. Constataram-se mudanças na utilização de ferramentas multimodais e do uso das redes sociais pelos participantes da formação indicando tendências de maior integração e alterações possíveis na docência superior.

 


Keywords


TICs. Formação de Professores. Ensino Superior.

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