Aula prática de montagem de uma unidade sanitária de plástico reciclado - relato de experiência / Classroom practice about health unit assembly (bathroom) from recycledplastic – experience report

Maria Aridenise Macena Fontenelle, Thaís Russiely

Abstract


Este estudo visa incrementar o interesse de estudantes do ensino médio e reduzir a evasão do curso de engenharia civil através da realização de aula práticade montagem de unidade sanitária de plástico reciclado pelos discentes da disciplina de Tecnologia das Construções contando com a participação dos estudantes de uma escola de ensino médio. Uma parceria entre uma Universidade pública, o fabricante do banheiro de plástico e uma escola pública do semiárido do nordeste brasileiro foi estabelecida através de um convênio com o CNPq e a Companhia Vale do Rio Doce – Forma Engenharia - com o fito de realizar análises do processo de montagem e desmontagem do banheiro de plástico reciclado. A primeira aula prática foi realizada pelos técnicos da empresa doadora da unidade sanitária. As observações dos participantes durante a referida aula serviram de base para elaboração do procedimento para realização da aula prática de montagem e manual do banheiro de plástico reciclado. Duas aulas práticas foram realizadas com apoio dos técnicos da Universidade que realizou a pesquisa, e, duas foram realizadas somente pelos estudantes do curso de Engenharia civil da referida Universidade. Em todas elas ficou evidente a dificuldade de encaixe da viga superior em virtude da altura e da necessidade de ajuste entre os quatro pilares. A partir desse estudo a empresa fornecedora realizou testes no protótipo e modificou o material dos pilares de ferro para alumínio.

 


Keywords


Engenharia civil. Educação e Aula prática.

References


ABENGE. Estatuto da ABENGE – Associação Brasileira de Educação em engenharia. Disponível em: Acesso em: 14 de Abril de 2016.

AGUIAR. C.R.L de; MARAGONI, C. ; Valle, J.A.B. Estratégias de ensino desenvolvidas através de ambientes não formais em um curos de engenharia.In: Revista de Ensino de Engenharia. Vol. 25 N.1 Janeiro/junho de 2016: ABENGE

CÂMARA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Guia de Sustentabilidade na Construção. Belo Horizonte: FIEMG, 2008. 60p.

Impacto Protensão. Disponível em: . Acesso em 05 de Abril de 2016.

OLIVEIRA, F.G. Psicologia da Educação e aprendizagem. Indaial, SC: Uniasselv, 2011.

OLIVEIRA, R.I.R de; GASTAL, M. L. A. Educação formal fora da sala de aula: olhares sobre o ensino de ciências utilizando espaços não-formais. In: XXXVII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Anais...Florianópolis, 2009.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.