Análise reflexiva da prática do professor de história no ensino médio a partir de uma escola pública de Boa Vista-RR / Reflective analysis of the practice of the teacher of history in high school from a public school of Boa Vista-RR

Osmiriz Lima Feitosa, Selma Suely Baçal de Oliveira

Abstract


Discutir práticas metodológicas na atualidade sobre o ensino de História com uso de fontes históricas na sala de aula é um desafio, pois a escola pública precisa investigar a prática docente dos professores de História numa perspectiva de inovação da prática a partir das fontes históricas, incentivando o estudo de História paraformação crítica.Nesse sentido, como desenvolver práticas metodológicas no ensino de História do Ensino Médio estimulando os alunos pelo conhecimento dos fatos históricos. O objetivo é analisar de forma reflexiva as práticas metodológicas dos professores de História do Ensino Médio e seus resultados na sala de aula em uma escola pública de Boa Vista-RR. Utilizou-se fontes bibliográficasá luz de autores como Bloch (2001), Fonseca (2003),Pinsky(2011) eBittencourt (2008)e questionários aos professores de História e alunos. Os resultados convergem para dois eixos: necessidade de mudanças das práticas metodológicas dos professores sobre o ensino de História;e confiança dos alunos do Ensino Médio na escola como promotora de mudança social. Espera-se contribuir para formação reflexiva da prática dos professores de Históriaque acreditam na construção do ensino de História como instrumento de formação crítica do ser humano.

 


Keywords


Escola Pública. Prática Docente. História.Ensino

References


ABUD, Kátia M; SILVA, André Chaves M;ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História, São Paulo: Cengage Learning, 2010.

ABUD, Kátia Maria. A construção de uma didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. São Paulo, 2003.

BITTENCOURT, C M. F.O Saber Histórico na Sala de Aula. 11ª ed. São Paulo, Contexto, 2008.

_____________. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5ª ed. São Paulo, Cortez, 2011.

BLOCH, Marc. Apologia da historia ou o oficio do historiador. Zahar Ed., Rio de Janeiro. 2001.

BOURDIEU, Pierre. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 5ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Curriculares: história e geografia. Brasília: MEC/SEF,1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. 5ª ed. Edições Câmara: Brasília, 2010.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília-DF, 2015.

DOSSE, François. A História em migalhas: dos Annales à Nova História. Bauru, São Paulo: Edusc, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários á prática educativa.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e pratica de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.

____________. Caminhos da História Ensinada. 13ª Campinas, SP: Papirus, 1993.

HORN, Geraldo Balduíno; GERMINIARI, GeysoDongley. O Ensino de História e Seu Currículo: Teoria e Método. 2ª ed. Petrópolis, Vozes, 2010.

JENKINS, Keith. A História Repensada. 2ª ed. São Paulo: contexto, 2004.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

PENTEADO, Heloisa Dupas. Metodologia do ensino de História e Geografia. 2ª Ed. São Paulo. Cortez, 2008.

PINSKY, Jaime. O ensino de historia e a criação do fato. 14ª ed. São Paulo: Contexto,2011.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

RORAIMA. Jornal A Folha de Boa Vista. Janeiro de 2012.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre. Artmed, 1998.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.