Mapeamento do crescimento da área urbana e área de plantio em Uruçuí com o uso de imagens do landsat 5 e 8 / Urban area growth mapping and planting area in Uruçuí using images of landsat 5 and 8

Eduarda e Silva da Cunha, Francisco Rannyell de Abreu Nunes

Abstract


O mapeamento de uso e ocupação do solo permite observar e analisar o comportamento da cobertura do solo de uma determinada região, as geotecnologias tornam possível este tipo de mapeamento pois a partir de dados adquiridos remotamente proporcionam uma vasta gama de dados que são usados nos mais diversos fins. Neste sentido o presente estudo tem como foco o mapeamento da expansão da área de plantio na cidade de Uruçuí-PI em relação ao crescimento físico da cidade entre os anos de 2006 e 2016. Para realização desta pesquisa foram utilizadas imagens dos satélites Landsat 5 e 8 adquiridas no site do INPE, e o limite municipal do IBGE. Todos os procedimentos realizados foram executados no software SPRING e QGIS.A presente pesquisa é relevante pois auxilia no conhecimento da atual situação da ocupação do solo.Com o presente estudo foi evidenciando que o município de Uruçuí perdeu bastante da sua vegetação nativa abrindo espaço para área de plantio, sendo que a produção destas áreas são as grandes responsáveis pelo crescimento econômico e físico da cidade.

 


Keywords


Área de Plantio. Área Urbana. Mapeamento. Uruçuí.

References


CUNHA, Eduarda Silva da. Expansão urbana em Teresina, Campo Maior, Caxias e Timon: comparativo de concentração populacionais e asfálticas nas áreas periféricas da cidade. Teresina. 2016. Dissertação (Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) Universidade Federal do Piauí.

FLORENZANO, Teresa Gallotti. Iniciação em sensoriamento remoto. 3. ed. Ampl. E atual. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ. Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí. PIB dos municípios: Piauí 2014. 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. 2016. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2017.

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. SPRING: Tutorial de Geoprocessamento.2006. Disponível em .Acesso em: 25 abril 2017.

MENESES, Paulo Roberto; ALMEIDA, Tati de (Org.). Introdução ao Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto. Brasília, 2012. 276 p.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.