O impacto do PNAIC na prática pedagógica de professores da pré-escola de uma cidade da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro / The impact of the PNAIC on the pedagogical practice of pre-school teachers in a city in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro

Paula Brandão Campos, Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Abstract


A Educação Infantil é a etapa inicial da Educação Básica no nosso país, isto é, a base da educação brasileira. E muito se tem investido nos últimos anos em formação continuada dos docentes, inclusive dos que lecionam nessa etapa. Um dos programas governamentais elaborados como política pública de formação continuada para professores da Educação Infantil, especificamente para os professores que trabalham com crianças de quatro e cinco anos, foi o PNAIC – Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. Esse trabalho tem por intuito dissertar sobre a Educação Infantil no nosso país, sobre a formação continuada de professores e em compreender a relação da inclusão dessa etapa de ensino num programa de formação voltado para a alfabetização. Pretende-se alfabetizar os alunos da pré-escola? Aprofundando mais o estudo, serão entrevistados professores da rede de ensino do município de Nova Iguaçu, localizado na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, e que fez adesão a esse programa do governo federal para a formação continuada do seu corpo docente da pré-escola e que participaram do mesmo. Quais as impressões e representações do PNAIC para esses profissionais? Uma questão que tem a pretensão de ser respondida ao longo desse trabalho.

 


Keywords


PNAIC. Política pública. Formação de professores. Formação continuada. Educação infantil. Pré-escola. Professores. Docentes. Prática pedagógica

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