As dimensões e fundamentos da gestão escolar: reflexões sobre o trabalho coletivo na escola / The dimensions and foundations of school management: reflections on collective work in school

Darlene Silva dos Santos, Elaine Pontes Bezerra, Cristiana Barra Teixeira, Josélia Maria da Silva Farias, Letícia Maria de Sousa Falcão, Lissandra Maria de Sousa Falcão

Abstract


Com o propósito de fazer uma abordagem atual sobre os processos de planejamento escolar, da construção e implementação do projeto político pedagógico, discutir os processos de gerenciamento dos programas e recursos financeiros da escola, realizamos este estudo teórico. Contemplando fundamentos relevantes para a gestão escolar em sua constituição multifacetada percorremos o seguinte questionamento: quais as dimensões e os fundamentos da gestão essenciais à compreensão do trabalho coletivo no contexto dos processos educativos na escola? Seus elementos fundamentais são tratados com precisão necessária à compreensão dos processos educativos em suas nuances específicas considerando os princípios legais da gestão no contexto da educação escolar regulamentada no Brasil. Apresentamos uma leitura (in)formativa, e suscitamos expectativas em relação às temáticas abordadas.

 


Keywords


Planejamento Participativo. Trabalho coletivo. Gestão Escolar.

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