Alunos e professores como atores centrais: discussões e dimensões das relações no processo de ensino e aprendizado / Students and teachers as central actors: discussions and dimensions of relationships in the teaching and learning process

Simone Evangelista Fonseca, Cristiana Lara Cunha, Anderson Rocha de Jesus Fernandes, Sabrina Espinele da Silva, Antônio Artur de Souza

Abstract


O estudo em questão apresenta algumas discussões acerca das perspectivas teóricas sobre ensino e aprendizado bem como da prática de ambos. O trabalho ressalta ainda o papel e importância dos alunos e professores como atores centrais para os quais as diversas atividades desenvolvidas se voltam. O objetivo consiste em apresentar a temática problematizando a postura de ambos para concretização das propostas, além de apresentar ainda algumas dimensões externas que envolvem alunos e professores que podem influenciá-los enquanto atores centrais do processo de ensino e aprendizado. Conclui-se que a atuação conjunta de alunos e professores consiste em determinante fundamental do sucesso de processos de ensino e aprendizado. Sendo ainda que a prática mais libertadora nos sistemas de trocas de conhecimento contribui para uma emancipação social dos indivíduos. Embora tal prática não signifique um rompimento completo com sistemas educacionais tradicionais.

 


Keywords


Ensino. Aprendizado. Alunos. Professores.

References


ALCADIPANI, Rafael. A hiperatividade do professor Bombril. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 35, p. 161-163, 2005.

BATISTA, Eraldo Carlos; LUZ, Edson Neves; BRUM, André Luiz de Oliveira. Autopercepção sobre as práticas docentes para o desenvolvimento da criatividade em uma instituição de ensino superior da Amazônia. Revista Intersaberes, v. 10, n. 21, p. 595-612, 2015.

CANEN, Ana; OLIVEIRA, Ângela MA de. Avaliando a avaliação a partir de uma perspectiva multicultural. Educação Brasileira, v. 27, n. 54, p. 95-114, 2005.

CUNHA, Ana Maria de Oliveira; BRITO,TaitaTalamira R.; CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno (a)... Acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior. Políticas de Educação Superior, n. 11, 2006.

EINSTEIN, Albert; PODOLSKY, Boris; ROSEN, Nathan. Can quantum-mechanical description of physical reality be considered complete? PhysicalReview, v. 47, n. 10, p. 777, 1935.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2006.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Encontro com a docência: narrativas de autoformação que revelam aprendizagens autorreguatórias. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 2, n. 2, p. 204-221, 2016.

GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013.

NASCIMENTO, Marlúcio Tavares do. Instrumentos de avaliação da educação superior: continuidades e avanços. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011.

NICOLINI, Alexandre. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens-entre duas lógicas. Artmed, 1999.

PRANKE, Amanda; AVILA, Luciana ToaldoGentilini. Formação inicial de professores em matemática à distância: o portfólio como instrumento de reflexão nos estágios. Educação em Revista, v. 16, n. 2, 2015.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas:problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

SILVA, João R. ; BRASILEIRO, Tania S. A. . Educação como prática da liberdade e a perspectiva da educação integral no ensino superior. Educação: Teoria e Prática, v. 27, p. 526-541, 2017.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; VIANA, Ligia de Oliveira. Da formação por competências à prática docente reflexiva. Revista Iberoamericana de Educación, v. 48, n. 4, p. 1, 2009.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; VIANA, Ligia de Oliveira. O ensino de nível superior no Brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 6, n. 9, p. 209-226, jul./dez. 2010.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida da; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, n. 45, p. 02-20, 2013.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.