Formação e prática pedagógica: reflexões sobre os saberes necessários ao exercício da docência / Training and pedagogical practice: reflections on the knowledge needed for the exercise of teaching

Maria Cézar Sousa, Cristiana Barra Teixeira, Christina Vargas Miranda e Carvalho, Luciana Aparecida Siqueira Silva, Maria Palloma da Silva Santos, Darlene Silva dos Santos, Josélia Maria da Silva Farias

Abstract


Refletir sobre a formação e prática pedagógica de professores e os saberes necessários à docência diante das implicações do paradigma emergente constitui o objetivo dessa pesquisa.Sua realização foi motivada pela questão: qual a relação entre os saberes necessários à docência com os contextos de formação e prática pedagógica de professores considerando as implicações do paradigma emergente? Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com a realização de entrevistas narrativas. Nos pressupostos da análise de conteúdo ancoramos as apreciações das informações coletadas. Pontuamos que a formação de professores, diante das demandas sociais contemporâneas, precisa aproximar-se de paradigmas emergentes centrando seu desenvolvimento no ensino com a pesquisa, na formação sistêmica e numa visão progressista de ensino. Os saberes da docência são plurais e a relação destes com a formação e a prática pedagógica é indissociável. Ser professor/a e exercer a docência demanda ação e criticidade diante das conjecturas sociais e das necessidades de transformação de cenários para o alcance de uma educação nutrida pelos princípios do exercício da cidadania.


Keywords


Formação de professores. Prática pedagógica. Saberes docentes. Paradigma emergente.

References


BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5 ed. Lisboa: Edições 70. 2010. 281p.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 120 p.

CAPRA, F. Ateia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos.São Paulo: Cultrix, 1996.

CUNHA, M. I. Inovações: conceitos e práticas. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M. (Orgs). Temas e textos em metodologia do ensino superior. 3 ed. Campinas: Papirus, 2004.

DELORS, J. (Coord.).Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO/MEC, 1999.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996. 120p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998. 480 p.

JOVCHELOVITCH, B. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes; 2002. p. 90-113.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MORAES, M.C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus. 2007.

MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2005.

MORIN, E.A inteligência da complexidade. 2 ed. São Paulo: Petrópolis, 2000.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez,2002.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances, v. III, p. 5-14, 1997.

TARDIF, M.Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2006.

________. Princípios para guiar a aplicação dos programas de formação inicial para o ensino.In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Porto Alegre, RS, 2008. p. 17-41.

ZABALA, A. Enfoque globalizador


Refbacks

  • There are currently no refbacks.