Code teacher: uma ferramenta para correção automática de trabalhos acadêmicos de programação em Java / Codeteacher: a tool for automatic correction of academic programming jobs in Java

Francisco Alan de Oliveira Santos, Mardoqueu Sousa Telvina, Heleno da Silva Souza

Abstract


Exercícios práticos são essenciais no aprendizado de uma linguagem de programação. Com o objetivo de auxiliar o professor na avaliação de exercícios de programação, este artigo apresenta o CodeTeacher, uma ferramenta de análise e avaliação automática de código-fonte como alternativa para a otimização do processo de ensino-aprendizagem de programação. A intenção é fomentar a discussão na comunidade educacional em Computação e propor uma solução no sentido de encontrar novas abordagens para esse desafio, contribuindo para o progresso do ensino de programação.


Keywords


Avaliação Automática, Exercícios de Programação, Java

References


Ala-Mutka, K. M. (2005). A survey of automated assessment approaches for programmingassignments. Computer Science Education, 15(2):83–102.

Chaves, José Osvaldo M., Castro, Angélica F., Lima, Rommel W., Lima, Marcos ViniciusA., Ferreira ,Karl H. A. (2013). MOJO: Uma Ferramenta de Auxílio à Elaboração,Submissão e Correção de Atividades em Disciplinas deProgramação.In XXI Workshop de Educação em Computação (WEI) - SBC 2013,Maceió, AL.

Campos, C. and Ferreira, C. (2004). Boca: um sistema de apoio para competições deprogramação. In XII Workshop de Educação em Computação (WEI) - SBC 2004,Salvador, BA.

De Oliveira, Márcia G.; Oliveira, E. . Abordagens, Práticas e Desafios da Avaliação Automática de Exercícios de Programação. In: 4o. DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2015, Recife, PE. Anais do 4o. DesafIE, 2015. p. 1-10.

De Oliveira, M. G., Marques Ciarelli, P., and Oliveira, E. (2013). Recommendation of programming activities by multi-label classification for a formative assessment of students. Expert Systems withApplications.

De Oliveira, Márcia G.; Nogueira, Matheus de Araújo; Oliveira, Elias. Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação porExecução em Massa e Análise de Programas.In: XIV Workshop de Educação em Computação (WEI) - SBC 2015,Recife, PE.

De Souza, D., Maldonado, J., and Barbosa, E. (2011). Progtest: An environment forthe submission and evaluation of programming assignments based on testing activities.In Software Engineering Education and Training (CSEE T), 2011 24th IEEE-CSConference on, pages 1 –10.

Ebrahimi, A. (1994). Novice programmer errors: language constructs and plan composition. International Journal of Human-Computer Studies, 41(4):457 – 480.

França, A., Soares, J., Gomes, D., andG.C.Barroso (2011). Um sistema orientado aserviços para suporte a atividades de laboratório em disciplinas de técnicas de programaçãocom integração ao ambiente Moodle. RENOTE - Revista Novas Tecnologias naEducação, 9(1).

Hollingsworth, J. (1960). Automatic graders for programming classes. Commun. ACM,3(10):528–529.

Horstmann, Cay S; Cornell, Gary. Core Java 2. Vol.1: Fundamentos. Makron Books, 2000.

Ihantola, P., Ahoniemi, T., Karavirta, V., and Seppälä, O. (2010). Review of recent systemsfor automatic assessment of programming assignments. In Proceedings of the10th Koli Calling International Conference on Computing Education Research, KoliCalling ’10, pages 86–93, New York, NY, USA. ACM.

Moodle – “A Free, Open Source Course Management System for Online Learning.”(2011). Disponível em http://moodle.org/. Acesso em 26 de Agosto de 2017.Disponível em http://moodle.org/. Acessoem 17 de Março de 2011.

Prior, J. C. “Online assessment of SQL query formulation skills”. In Proceedings of the Fifth Australasian Conference on Computing Education. Adelaide, Australia. 2003.

Romli, R., Sulaiman, S., and Zamli, K. (2010). Automatic programming assessment andtest data generation a review on its approaches. In Information Technology (ITSim),2010 International Symposium in, volume 3, pages 1186 –1192.

Rahman, K. A., Ahmad, S., Nordin, M. J., and Maklumat, F. T. D. S. (2008). The Design of an Automated C Programming Assessment Using Pseudo-code ComparisonTechnique.

Tobar, C. M. et al. “Uma Arquitetura de Ambiente Colaborativo para o Aprendizado de Programação”. XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Vitória, ES. 2001.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.