Geografia nas séries iniciais: observação do ensino e uma analise da perspectiva do aluno e do professor na cidade de Caicó/RN / Geography in the initial series: observation of teaching and an analysis of the student's and teacher's perspective in the city of Caicó/RN

Authors

  • Iapony Rodrigues Galvão
  • Aline da Silva Cardozo
  • Daiane Costa Dantas
  • Iana Raquel Dantas de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1098

Keywords:

Geografia, Ensino Fundamental, Relação Professor-Aluno

Abstract

O presente trabalho analisou como se dá o ensino da geografia nas séries iniciais da cidade de Caicó-RN, especificamente no 5° ano do Ensino Fundamental, entendendo as adversidades encontradas nessa disciplina, apresentando aspectos teóricos de como esse ensino vem sendo trabalhado nos últimos anos, associada às práticas pedagógicas utilizadas pelos professores nessa série. Fundamentada em pesquisas bibliográficas e de campo, percebemos os obstáculos que envolvem o perfil da geografia nas suas séries iniciais do ensino básico, afetando os alunos no seu desenvolvimento intelectual. Diante disso, possibilitamos sugerir novas metodologias, de modo que a Geografia não seja vista como uma matéria secundária, mas sim tão importante quanto à língua portuguesa e a matemática.

References

BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: Da ação à operação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. 3 ed. Brasília: MEC/SEF/MS,1999 Geografia, (2º ciclo, p. 104)

BRASIL, Referência: História, Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. P.81.

BENTO, IzabellaPeracini; OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. Formação de professores: pesquisa e prática pedagógica em geografia Goiânia: Ed. Da PUC Goiás, 2012.

CALLAI. Helena. Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, 2005.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

PROJETO BURITI: Geografia: ensino fundamental: obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editora responsável Juliana Maestu. - 3 - ed. São Paulo: Moderna. 2014

Published

2019-01-07

How to Cite

Galvão, I. R., Cardozo, A. da S., Dantas, D. C., & Oliveira, I. R. D. de. (2019). Geografia nas séries iniciais: observação do ensino e uma analise da perspectiva do aluno e do professor na cidade de Caicó/RN / Geography in the initial series: observation of teaching and an analysis of the student’s and teacher’s perspective in the city of Caicó/RN. Brazilian Journal of Development, 5(2), 1260–1269. https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1098

Issue

Section

Original Papers