O comportamento do consumidorno mercado do varejo familiar: um estudo dos fatores que influenciam a decisão nas compras / Consumer behavior in the family retail market: a study of the factors that influence the purchasing decision

Crislene da Consolação Gonçalves de Oliveira, Diva de Souza Silva Rodrigues, Diva de Souza Silva Rodrigues, Davson Mansur Irffi Silva, Davson Mansur Irffi Silva, Jordana de Castro Sousa, Jordana de Castro Sousa, Monaliza Silvania Machado, Monaliza Silvania Machado

Abstract


O artigo estudou o comportamento do consumidor no mercado do varejo familiar. Tratou-se de um estudo dos fatores que influenciam a decisão de compras em um supermercado com mais de 35 anos de atuação no mercado varejista localizado na cidade de Entre Rios deMinas no Estado das Minas Gerais. O objetivo foi identificar os fatores que influenciam os consumidores na decisão de compra no segmento de varejo de um supermercado de bairro. O tema tem relevância para a academia por se tratar de aplicar os conceitos teóricos na realidade prática do mercado. A hipótese foi: em cenários de crise econômica, as empresas ao adotarem um posicionamento competitivo e estratégico influenciam o comportamento de compra das famílias mineiras. A situação problema foi os supermercados de varejo ao adotarem um posicionamento competitivo e estratégico podem influenciar o comportamento de compra das famílias de uma cidade do interior de Minas Gerais. A metodologia foi a realização de uma pesquisa com a abordagem qualiquantitativa, com o emprego de um questionário aberto e estruturado aplicado junto aos clientes. A pesquisa foi bibliográfica, exploratória e descritiva. A amostra é de 50 entrevistados. Com resultado, verificou-se que, na visão dos clientes evidenciou-se a qualidade dos produtos, o bom atendimento e a variedade de produtos. Os serviços de entrega oferecidos e praticados pelo comércio pesquisado é um diferencial competitivo que posiciona a empresa frente à concorrência.

 

 

Keywords


Varejo, Comportamento do consumidor, satisfação do cliente.

References


ideias de Marketing para supermercado. Publicado em: 13 de jun. 2017. Disponível em: http://helioprint.com.br/blog/. Acesso em 11 de jul. 2018.

ASPAS SHOW. 6 perfis masculinos de consumidores nos supermercados. Publicado em: 15 de mar. 2018. Disponível em: http://apasshow.com.br/. Acesso em 11 de jul. 2018.

AZEVEDO, M. F. O marketing de Varejo e seus desafios nos dias atuais. Revista Eletrônica Temática, 2007.

BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Contemporary Marketing. 10ª ed. Orlando: Harcourt College Publishers, 2001.

CHURCHILL, G. A. J.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

COBRA, M. Marketing Básico: uma abordagem brasileira. 4ª Ed., São Paulo: Atlas, 1997.

COBRA, M. Marketing de serviço financeiro. 3ª ed. São Paulo: Cobra, 2007.

FELISONI, C.; ANGELI, F.; MARTINS, N. M. Manual de Varejo no Brasil. 1ª Ed., São Paulo: Saint Paul, 2012.

KOTLER, P. Administração de marketing: a educação do novo milênio. São Paulo: Pretince Hall, 2000.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 1999.

KOTLER, P.; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, N. A. Metodologia Científica. 5ª Ed., São Paulo: Atlas, 2007.

LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo. Atlas, 2008

LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MAIRINS, S. O lucrativo mercado das datas comemorativas. Publicado em: 14 de nov. 2018.

Disponível em: http://www.administradores.com.br/. Acesso em 11 de jul. 2018.

OLIVEIRA, P. Seis perfis de shopper masculino têm comportamentos distintos no PDV. Publicado em: 6 de ago. 2017. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/. Acesso em 11 de jul. 2018.

PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000.

PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2007.

PORTER, M. Estratégia competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

PORTER, M. Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

SANTOS, B.; AURÉLIO, M. Comportamento do Consumidor: conceitos e casos. 1ª Reimpressão, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SEBRAE. Quem é o shopper e quem é o consumidor? Saiba a diferença e aumente suas vendas. Publicado em: 20 de nov. 2012. Disponível em: https://sebrae.ms/empreendedorismo/. Acesso em 11 de jul. 2018.

SILVA, K. Etiqueta de gôndola: importância para a operação da loja. Publicado em: 16 de abr. 2018. Disponível em: https://www.infovarejo.com.br/. Acesso em 11 de jul. 2018.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.