As contribuições do plano de negóciospara o desempenho organizacional: um estudo de caso longitudinal dos indicadores de liquidez e endividamento de uma franquia no ramo alimentício / The contributions of the business plan for organizational performance: a longitudinal case study of the liquidity and indebtedness indicators of a food franchise

Davson Mansur Irffi Silva, Diva de Souza Silva Rodrigues, Jordana de Castro Sousa, Ketrine Moreira Motta Nascimento, Louis Felipe Vieira

Abstract


Esse artigo foi um estudo de caso das contribuições do plano de negócios para o desempenho organizacional de uma franquia no ramo alimentício. Foram apresentados os indicadores de liquidez e endividamento de uma organização do setor de franchising no ramo alimentício de sobremesas geladas. Nesse contexto, o estudo apresentouas contribuições que essa ferramenta administrativa e gerencial oferece aos empreendedores que procuram por uma franquia. Esse artigo analisou as demonstrações do resultado do exercício e os balanços patrimoniais dos períodos de 2015 a 2017; em seguida, foi calculado os indicadores de liquidez e endividamento da empresa. Diante dos indicadores encontrados, foi realizado um comparativo desses índices de ano contra ano dos referidos exercícios. O problema de pesquisa que norteia esse estudo foi: o plano de negócios apresenta contribuição significativa para o desempenho de uma organização no setor de franchising do ramo alimentício? Logo, a proposição a ser averiguada relacionou-se à aplicabilidade do plano de negócios e suas contribuições no desempenho dos indicadores de desempenho desse empreendimento. A metodologia desse estudo de caso utilizou de uma abordagem quantitativa, cuja pesquisa foi bibliográfica e documental; cuja natureza foi teórica e empírica. A empresa é uma sorveteria localizada no Minas Shopping na região metropolitana de Belo Horizonte. Com resultado, verificou-se que a empresa estudada adota uma gestão do estoque voltada para as variações de consumo. O plano de negócios demonstrou ser uma ferramenta de gestão que apresenta contribuição significativa para o desempenho de uma organização no setor de franchising do ramo alimentício, mas se deve ressaltar que não garante o sucesso do empreendimento, posto que as ações do gestor se apresentam como ponto culminante no processo de perpetuação de um negócio no mercado.


Keywords


Índices de liquidez; Índice de Endividamento; Franquia; Plano de Negócios

References


AGÊNCIA BRASIL. Setor de franquias cresce 8% em 2017 e prevê alta de 9% no faturamento em 2018. Disponível em: https://www.normaseregras.com/normas-abnt/referencias/. Acesso em: 25 de abril de 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING - ABF.Balanço ABF 2017 aponta segmentos que mais cresceram e internacionalização. Disponível em: https://www.abf.com.br/a-abf/. Acesso em: 26 de abril de 2018.

9.2. BERNARDI, L. A. Manual de Plano de Negócios: fundamento, processos e estruturação. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BRAGA, H. R.Demonstrações Contábeis: Estrutura, Análise e Interpretação. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CENTRAL DO FRANQUEADO. O que é franchising? Disponível em: https://centraldofranqueado.com.br/blog/2017/02/01/o-que-franchising/. Acesso em: 25 de abril de 2018.

CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIAS. COF. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-circular-de-oferta-de-franquia,349df925817b3410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em: 19 de setembro de 2018.

COSSERMELLI, B. C. R. M. et al.A utilização de índices de liquidez e rentabilidade na análise e gestão do desenvolvimento empresarial p.1-11, Publicado em: ago.2015.Disponívelem: http://www.unifia.edu.br/. Acesso em: 04 de nov. 2018.

DA CRUZ, B. C; DA SILVA, R. V. O. Plano de Negócios e Planejamento: Sua Importância Para o Empreendimento. In: Encontro Ciêntífico e Simpósio de Educação Unisalesiano, São Paulo, v. 5, 2015. In: A Pesquisa Frente à Inovação e o Desenvolvimento Sustentado. [S.l.: s.n.], 2015. p. 1-12. v. 1. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/. Acesso em: 01 de mai. 2018.

DE OLIVEIRA, A. G.; DE OLIVEIRA, E. E. F.; DE OLIVEIRA, A. C. O plano de negócios, conceito e importância: uma análise para implementação de uma central de projetos moveleiros no municípios de Rio Verde/GO. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues. V. 1, p. 52-55, jan, 2013. Disponível em: http://www.faculdadefar.edu.br/arquivos/revista-publicacao/files-12-0.pdf. Acesso em: 01 maio 2018.

DE PAULA, J. B.; DA SILVA, E. C.; HERMOSILLA, J. L. G. O plano de negócios como instrumento de gestão estratégica na micro e pequena empresa. 2006. 9 f. Artigo Científico, Revista ENEGEP, Fortaleza, CE, Brasil, 2018.

DE SOUZA, G. C.; LOURENZANI, A. E. B. S. A importância do perfil do franqueado para o sucesso das franquias: uma análise da capacidade empreendedora. Revista Brasileira de Estratégia, Curitíba, v. 4, n. 2, p. 115-127, maio. 2011.

DEGEN, R. J. Empreendedor: empreender como opção de carreira.São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2009.

DIAS, F.A.S; SGARBI, J.C. A importância da gestão de capital de giro. III Encontro Científico e Simpósio de Educação Unisalesiano: São Paulo, 2011.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa. 30ª ed. revisada e atual. São Paulo: Editora Cultura, 2006

DORNELAS, J. C. A.Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 232p.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬______.Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campos, 2001.

DUNDER. K. Empreendedorismo é uma opção de trabalho para os jovens.Publicado em 26 de mar. 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/. Acesso em: 01 de set. 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 12ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.

IAPMEI. Guia explicativo para a criação do plano de negócios e do seu modelo financeiro, 2016. Disponível em: https://www.iapmei.pt/getattachment/PRODUTOS-E-SERVICOS/Empreendedorismo-Inovacao/Empreendedorismo/Guias-e-Manuais-de-Apoio/ComoElaborarPlanodeNegocio-(5).pdf.aspx?lang=pt-PT. Acesso em: 05 abr. 2018.

IUDÍCIBUS, S. Análise de balanços. 10 ª ed. São Paulo, Atlas, 2010.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LONGENECKER, J. G, MOORE, C. W.; PETTY, J. W. Administração de Pequenas Empresas: ênfase na gerência empresarial. São Paulo: Makron Books, 1997.

MACHADO, H. ESPINHA, P. Empreendedorismo e Franchising: Uma combinação que garante a sobrevivência? Revista Administração Mackenzie, vol.1, n.º 1, São Paulo. Publicado em: 04 de jul./ago., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/. Acesso em 27 de abril de 2018.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato.Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas.2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MATARAZZO, D. C. Análise Financeira de Balanços, Abordagem Básica e Gerencial, 3ª ed., São Paulo: Atlas, 2008.

MIRANDA, M. Mercado Consumidor. Revista Virtual Direito do Brasil, v. 6, n. 1, p. 1-2, jan. 2012. Disponível em: http://www.direitobrasil.adv.br/arquivospdf/revista/revistav61/ensaios/mc.pdf. Acesso em 05 de maio de 2018.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, uso e possibilidades.Cadernos de pesquisa em administração. São Paulo. V. 1, nº 3, 2ºsem. 1996.

PIANO, M. C. A pesquisa de campo. 1ª ed. UNESP, 2009. 45 p. v. 1. Disponível em: http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-06.pdf. Acesso em: 17 maio 2018.

REBOUÇAS, D. P. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 25ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

______. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 31ª ed. São Paulo: Atlas, 2013

RECH, I. J. et al. Influência de uma estratégia agressiva ou conservadora de gestão do capital de giro na lucratividade das empresas. 6º Congresso de Contabilidade: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. Disponível em: http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso_internacional/anais/6CCF/51_16.pdf. Acesso em: 25 de out. 2018.

ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócios. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2004.

SALIM, C. et al.Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2005.

SEBRAE: Aprenda a montar um plano de negócio. 2016. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/documento-ensina-a-montar-plano-de-negocio,7f0c26ad18353410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 05 de maio de 2018.

SILVA, A. C; WANDERLEY, C. A. N.; SANTOS, R. Utilização de ferramentas estatísticas em artigos sobre Contabilidade Financeira: um estudo quantitativo em três congressos realizados no país. Revistas Científicas da América Latina, Brasília DF, p.1-14, 06 nov. 2009.

SILVA, D; LOPES, E. L.; BRAGA JÚNIOR, S. S. (Ed.). Pesquisa quantitativa: Elementos, paradigmas e definições.Revista de Gestão e Secretariado: GeSec, São Paulo, v. 5, n. 1, p.1-18, 29 nov. 2013. Semanal.

SILVA, D; SIMON, F. O.Abordagem quantitativa de análise de dados de pesquisa: construção e validação de escala de atitude.Caderno do CERU, Capítulo 2 p.16, 2005.

SILVA, DE P. Vocabulário Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 911.

TATIANA E. G.; DENISE T. S. Métodos de pesquisa.Curso de Graduação Tecnológica: Planejamento e Gestão para o desenvolvimento rural, Rio Grande do Sul, v. 1, p.1-120, 2009.

TOMAZ, W. L. et al.FRANCHISING: Os aspectos mais importantes para tornar uma franquia economicamente viável para o franqueado. 2005. 7 f. Artigo Científico. UTFPR. 2005.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2009.

ZAVADIL, P.Plano de negócios: uma ferramenta de gestão. 1ª ed. Curitiba:Saber


Refbacks

  • There are currently no refbacks.