Empreendedorismo e voluntariado: o programa miniempresa da Junior Achievement do Ceará / Entrepreneurship and volunteering: the program Junior Achievement of Ceará minicompany

Sonia Regina Amorim Soares de Alcantara, Ana Lucia Gomes de Freitas Teixeira Coelho, Larissa Ingrid Forte, Thays Lyanny da Cunha Garcia da Rocha

Resumo


O tema central da pesquisa envolve empreendedorismo e voluntariado a partir da análise do Programa Miniempresa da Junior Achievement Ceará (JACE). A JACE é organização sem fins lucrativos, com o objetivo de formar jovens para o trabalho, e apresenta o Programa Miniempresa como uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo aos jovens estudantes de escolas públicas. O problema abordado pela pesquisa questiona como a JACE através do programa Miniempresa contribui com o empreendedorismo e o voluntariado no Ceará. O objetivo geral do estudo é identificar a contribuição do programa Miniempresa da JACE para o empreendedorismo, intra-empreendedorismo e o voluntariado cearenses, situando a participação da Universidade Federal do Ceará (UFC) como colaboradora do projeto. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, com uso de dados quantitativos, utiliza método de estudo de casos e revisão de literatura. A análise de dados foi feita a partir das informações coletadas através de questionários aplicados com participantes e voluntários do Miniempresa, ativos nos anos 2013 e 2014. Concluiu-se que a JACE contribui com o empreendedorismo cearense, por meio do Programa Miniempresa, gerando oportunidade à jovens estudantes do Ensino  Médio de ingressarem no mercado de trabalho mais qualificados e/ou  dispostos a abrir seu próprio negócio. Além de proporcionar aos universitários da UFC, não somente aplicar seus conhecimentos apreendidos em sala de aula, mas também interagir com o ambiente empresarial por meios das vivências cotidianas do Miniempresa.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Intraempreendedorismo; Junior Achievement Ceará; Voluntariado

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, J. G. F. O Padrão Emergente de Intervenção Social e a Hipertrofia de um (novo) voluntariado; Anais do XIV ENPRESS – Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social; 2014; Natal; BRASIL; Português.

BRASIL. Lei 9.608/98, de 18 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília – DF, 19 de fevereiro de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9608.htm. Acesso em: 28/01/2015.

BRASIL. Portaria do Ministério da Justiça, nº 1.275, de 05 de agosto de 2015. Certifica a Junior Achievement Ceará como instituição de utilidade pública federal. Diário Oficial da União, Brasília – DF, Nº 150, 07 de agosto de 2015, Seção 1, p. 30.

BRASIL, Sandra Aparecida; BRASIL, Cintia Fernanda; NOGUEIRA, Clariana Ribeiro. Empreendedorismo jovem: fatores que contribuem para a atividade empreendedora. Universidade Estadual de Maringá. Caderno de Administração, v.21, n.2, 2013.

CHELL, Elizabeth. Review of skill and the entrepreneurial process International. Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, v. 19, n.1, p. 6-31, 2013.

DIEHL, Astor Antonio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5 ed. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2014.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 5- 28, 1999.

JUNIOR ACHIEVEMENT. Institucional. Disponível em: http://www.jabrasil.org.br/ja/junior-achievement/institucional. Acesso em: 31/05/2015a.

JUNIOR ACHIEVEMENT. Programa Miniempresa. Disponível em: http://www.juniorachievement.org.br/jace/programas/miniempresa Acesso em: 31/05/ 2015b.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LIMA, Aldo José Fossa de Sousa; BARELI, Paulo. A importância social no desenvolvimento do trabalho voluntário. Revista de Ciências Gerenciais, v. 14, p. 173-184, 2010.

MASCARENHAS, André Ofenhejm; ZAMBALDI, Felipe; VARELA, Carmen Augusta. Motivação em programas de voluntariado empresarial: um estudo de caso. Organizações em contexto, Vol. 9, N. 17, jan.-jun. 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 31ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

NACIONAL, Sebrae. O que é ser empreendedor. Disponível em: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/O-que-%C3%A9-ser-empreendedor Acesso em: 13/05/2015a.

NACIONAL, Sebrae. Empreendedorismo e intraempreendedorismo: a bola da vez. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/A-diferen%C3%A7a-entre-o-empreendedorismo-e-intraempreendedorismo. Acesso em: 31/05/2015b.

PINCHOT, Gifford. Intraempreendedorismo na prática: um guia de inovação nos negócios. Tradução de Marcia de Andrade Nascentes da Silva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SARASVATHY, Saras D. Effectuation: elements of entrepreneurial expertise. Cheltenham: Edward Elgar, 2008.

SHEPHERD, Dean A.; PATZELT, Holger. Thinking About Entrepreneurial Decision Making: Review and Research Agenda Dean A. Shepherd - Holger Patzelt. Journal of Management, v. 41, n.1, p. 11-46, 2015.

SOARES, M. A. F.; MACHADO, H. P.V. Jovens empreendedores: perfil, dificuldades na gestão e perspectivas dos empreendimentos. Anais do V EGEPE – Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas; 2005; Curitiba; BRAASIL; Português.

The United Nations Volunteers (UNV) Inspiration in action. Disponível em: Acesso em: 25 de janeiro de 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). Projeto de extensão Empreendedorismo e voluntariado. Cadastro 16731/13-78, de 26 de agosto de 2013. Fortaleza, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.