Empreendedorismo em épocas de crise: um estudo de caso em Curitiba e Região Metropolitana / Entrepreneurship in times of crisis: a case study in Curitiba and Metropolitan Region

Osnei Francisco Alves, Amanda Rafaeli Vandoski, Erika Malinovski Pereira, Ingrid Ana de Melo Gabassi, Jussara de Fátima de Oliveira

Resumo


Este artigo tem como finalidade apresentar o empreendedorismo em épocas de crise, visando demonstrar os riscos, oportunidades e as possibilidades que este cenário proporciona e a razão pela qual as pessoas criam algo novo ou inovem na área que já atuam, diversificando seus negócios para que possam se manter competitivos no mercado atualmente. As informações contribuem para o desenvolvimento das atividades empreendedoras, realizando uma análise de dados qualitativos e quantitativos com 10 empreendedores da atualidade, identificando quais são as causas que os levam a abrir o próprio negócio, quais os impactos e oportunidades que a crise pode proporcionar

Palavras-chave


Empreendedorismo; Criatividade; Inovação; Crise

Texto completo:

PDF

Referências


BEOZZO, José Oscar - Volanin, Cremildo José. Alternativas a crise por uma economia social e

ecologicamente responsável. São Paulo, Cortez, 2009.

BIRLEY,Muzyka. O seu guia para se tornar um empreendedor - Dominando os desafios do

empreendedor. São Paulo, Pearson education do Brasil, 2005.

BUCHSBAUM, Paulo. Negócios S/A: Administração na prática - Paulo Buchsbaum e Marcio

Buchsbaum - São Paulo, Cengage Learning, 2012.

CARDIA, Wesley. Crise de imagem e gerenciamento de crises. Rio de Janeiro: Mauad X, 1 ª

edição, 2015.

COSTA Neto, Pedro Luiz de Oliveira - Simone Aparecida Canuto. Administração com

qualidade: Conhecimentos necessários para a gestão moderna. São Paulo, Blucher, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 2ª

edição, 2008.

DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: Empreender como opção de carreira. São Paulo,

Pearson Prentice Hall, 4ª edição 2009.

DRUCKER, P. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira

Thomson, 2002.

DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 5ª

edição, Rio de Janeiro, 2014.

FERREIRA, M. P., Santos, J. C., & Serra, F. R. (2010) p. 34. Ser Empreendedor - Pensar, Criar

e Moldara Nova Empresa (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo,Ltda.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição, São Paulo, Atlas, 2002.

HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: Aumentando a

competitividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo, Saraiva, 2006.

HISRICH, Robert D. - Peters Michael P. Empreendedorismo. Porto Alegre, 5ª edição, 2004.

LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo. São Paulo, Saraiva, 2012.

PFEIFER, S. S. Criatividade: um estudo nas fronteiras da ciência, da arte e da espiritualidade.

Florianópolis: UFSC, 2001. 256f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção – Universidade

Federal de Santa Catarina).

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: A construção do conhecimento. Rio

de Janeiro, 6ª edição, DP&A, 2004.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª edição - revisada e

atualizada, São Paulo, Cortez, 2007.

YIN, Robert K. Processo: Concepção e Métodos – SagePublications, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.