Rotatividade na empresa Gerencial Brasil / Rotativity in the company Management Brazil

Authors

  • Andressa Cordeiro dos Santos Faculdade da Indústria - IEL
  • Caroline Mendes de Lima Faculdade da Indústria - IEL
  • Jessica de Souza Wolff Faculdade da Indústria - IEL
  • Leonardo Barros Rocha Faculdade da Indústria - IEL
  • Maria Roseli Borges de Lima Faculdade da Indústria - IEL
  • Dariane Cristina Catapan Faculdade da Indústria - IEL
  • Nayara Guetten Ribaski Faculdade da Indústria - IEL

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv3n1-1

Abstract

O objetivo do presente artigo é apresentar o alto índice de Rotatividade dos vendedores externos da empresa avaliada. A empresa Gerencial Brasil, uma prestadora de serviços na área de vendas externas, fundada em 1994, tem como principal cliente a Vivo S.A. (antiga GVT - Global Village Telecom), localizada no Centro de Curitiba/PR. A fim de avaliar o índice de rotatividade, foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário com as possíveis causas que levariam as demissões dos colaboradores. Assim a pesquisa bibliográfica e a pesquisa com o questionário nesta organização tornam-se essenciais para o desenvolvimento deste trabalho. Após a análise dos dados coletados verificou-se que os colaboradores dificilmente pedem demissão, porém são demitidos por falhas endógenas, isso é, existem falhas nos procedimentos adotados pela organização nos processos de treinamentos. Por fim, foram apresentadas propostas de melhorias em diversos aspectos, com base na análise dos resultados da pesquisa aplicada, que envolvem plano de carreira, mudança no espaço e investimento em treinamentos, coaching qualificado para aplicar o treinamento, plano de saúde mais acessível, entre outros. Com isso espera-se mitigar o índice analisado e avigorar ainda mais a qualidade Gerencial Brasil.

Author Biographies

Andressa Cordeiro dos Santos, Faculdade da Indústria - IEL

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Caroline Mendes de Lima, Faculdade da Indústria - IEL

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Jessica de Souza Wolff, Faculdade da Indústria - IEL

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Leonardo Barros Rocha, Faculdade da Indústria - IEL

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Maria Roseli Borges de Lima, Faculdade da Indústria - IEL

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Dariane Cristina Catapan, Faculdade da Indústria - IEL

Doutoranda em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Médica Veterinária, formada pela PUCPR; possui MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FACINTER e Mestre em Ciência Animal pelo programa de Pós Graduação da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR.

Nayara Guetten Ribaski, Faculdade da Indústria - IEL

Engenheira Florestal, com formação na Universidade Federal do Paraná e participante do programa de intercâmbio sanduíche com a ALbert Ludwing Universitat em Freiburg, na Alemanha. Possui MBA em Negócios Internacionais (UNINORTE), especialização em Economia e Política Florestal na UFPR, mestre em Ciências Florestais pela UNICENTRO.

Published

2017-01-26

How to Cite

Santos, A. C. dos, Lima, C. M. de, Wolff, J. de S., Rocha, L. B., Lima, M. R. B. de, Catapan, D. C., & Ribaski, N. G. (2017). Rotatividade na empresa Gerencial Brasil / Rotativity in the company Management Brazil. Brazilian Journal of Development, 3(1), 34–53. https://doi.org/10.34117/bjdv3n1-1

Issue

Section

Original Papers