Análise e classificação de fatores humanos, operacionais e materiais aplicado na investigação de acidente sem operações com drones no uso civil e comercial

Sílvio Cruz Rangel

Abstract


Na atualidade, verifica-se o crescimento do uso de Drones para fins civis e comerciais em diferentes setores, proporcionando a realização de trabalhos inovadores, de alta qualidade e de alta performance. Com a disseminação da utilização desta ferramenta tecnológica, observa-se também o aumento na ocorrência de incidentes e de acidentes com este tipo de equipamento. Desta forma, o presente artigo através de um estudo exaustivo sobre o tema exposto e de uma análise qualitativa dos aspectos observados, tem como propósito gerar um modelo para análise dos eventos indesejáveis ocorridos, com objetivo de chegar na causa raiz do problema, tendo como base o fator humano, operacional e material. Sendo assim, este procedimento servirá para aplicação em investigações de acidentes, neste caso, aqui indicado para os ocorridos na operação com Drones.


Keywords


Segurança do Trabalho; Investigação de Acidente; Drones

References


BRASIL. Código Brasileiro de Aeronáutica. Lei n° 7.565. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7565.htm. Brasília 1996. Acesso em: 10 de mai. 2018.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. NSCA 3-13. Brasília, 2014. Disponível em: http://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/legislacao/nsca-norma-do-sistema-do-comando-da-aeronáutica. Acesso em: 10 de mai. 2018.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro. ICA 100-40. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: 21 de out. 2017.

FUCCI, Luciano C. Piloto de Drone, uma profissão de futuro/Luciano C. Fucci. - 1. Ed. - Clube de Autores, 2016. 135p.

MUNARETTO, Luiz. Vant e drones a Aeronáutica ao alcance de todos/Luiz Munaretto. - 2. Ed. - São Paulo: Edição Independente, 2017. 176p.

OLIVEIRA, C. A. D. Segurança e saúde no trabalho: Guia de prevenção de riscos/Cláudio Antonio Dias de Oliveira. - 1. Ed. - São Paulo: Yendis, 2013. 161p.

RANGEL. Sílvio Cruz. Gerenciamento de risco de acidentes nas atividades com VANT's / RPA's em aplicações civis e comerciais.2017.40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Curso de Pós-Graduação em Especialização em VANT's (Drones) em Aplicações Civis e Comercias, Pontifícia Universidade Católica - PUC, Paraná, 2017.

REASON, J. Human Error/James Reason. - 1. Ed. - Cambridge University Press. 1990. 320p.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.