A importância do profissional de enfermagem qualificado para detecção da depressão gestacional / The importance of the qualified nursing professional for detection of gestacional

Authors

  • Elisângela de Andrade Aoyama
  • Elisama Mendes de Souza
  • Francikelly Gonçalves de Sousa
  • Isabel Lemes Mendes de Souza
  • Joelma Alves Firmino de Araújo
  • Thiago de Araújo Borges Firmino

Keywords:

Assistência de Enfermagem, depressão gestacional, gravidez.

Abstract

A depressão é classificada como um problema de saúde pública, estando entre a quarta de todas as doenças psíquicas. A depressão gestacional tem maior incidência nos três primeiros meses da gestação; neste período é importante a identificação dos sinais e sintomas da depressão durante a consulta de pré-natal. Por esta razão, o objetivo deste estudo é conscientizar o profissional de enfermagem a importância de uma consulta de pré-natal qualificada para identificação das gestantes com sinais e sintomas de depressão gestacional. Este é um estudo do tipo observacional, realizado entre 2016 e 2017. Para a busca de trabalhos científicos publicados nas bases Google acadêmico, Scielo, Repositórios on-line e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) utilizou-se os descritores assistência de enfermagem, depressão gestacional e gravidez. Foram selecionados 35 trabalhos e filtrados  11 artigos, 5 teses e 2 dissertações publicados no período de 2008 a 2017. Durante as consultas gestacionais 61% das gestantes com fatores de risco não são identificadas, dos profissionais de enfermagem 29% não sabem reconhecer os sinais e sintomas da doença e o nível de conhecimento da gestante sobre a patologia é de 10% levando assim risco na saúde da gestante e do feto. É imprescindível enfatizar a importância de uma avaliação holística e a busca pela investigação de fatores de risco da depressão gestacional durante o pré-natal pela equipe de enfermagem.

References

Costa PCP. Depressão Perinatal: das relações familiares ao desenvolvimento da criança. Estratégias de prevenção. Dissertação; 2012.

Borges DA, Ferreira FR, Mariutti MG, Almeida DA. A depressão na gestação: uma revisão bibliográfica. Revista de Iniciação Científica da Libertas. 2011;1(1):85-99.

Organização Mundial da Saúde. Canal saúde construindo cidadania; 2014.

Pereira PK, Lovisi GM. Prevalência da depressão gestacional e fatores associados. Revista Psiquiátrica Clínica. 2008;

Almeida NMC, Arrais AR. O Pré-Natal Psicológico como Programa de Prevenção à Depressão Pós-Parto. Revista Saúde Soc. São Paulo. 2014;

Silva RC. Depressão gestacional: Uma revisão de literatura. Tese - 2014. Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; 2014.

Lima MOP, Tsunechiro MA, Bonadio IC, Murata M. Sintomas depressivos na gestação e fatores associados: estudo longitudinal. Acta Paul Enfermagem. 2017;

Correia ARP. Depressão na gravidez. Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Instituto de Ciências Biomédica Abel Zalazar, Universidade do Porto; 2012.

Copês FS. Relação entre a probabilidade de depressão pós-parto com o tempo de aleitamento materno em diferentes ambientes intrauterinos. Tese de doutorado - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Faculdade de Medicina (FAMED) Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA); 2016.

Cunha ACB, Junior JPP, Caldeira CLV, Carneiro VMSP. Diagnóstico de malformações congênitas: impactos sobre a saúde mental de gestantes. Estudos de Psicologia. 2016;

Thiengo DLP, Pereira PK, Santos JFCS, Cavalcanti MT, Losivi GM. Depressão durante a gestação e os desfechos na saúde do recém-nascido: coorte de mães atendidas em unidade básica de saúde. J Bras Psiquiatr. 2012;

Nascimento AFS, Pereira AA, Melo G, Fernandes T, Pereira QN, Ledo SKL, Silva KM, Souza LHR, Viana PT. Atuação do enfermeiro frente ao atendimento integral às gestantes: visão preventiva para a depressão pós-parto; 2016.

Guerra MJ, Braga MC, Quelhas I, Silva R. Promoção da saúde mental na gravidez e no pós-parto. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Especial 1. 2014;

Menezes LO, Pinheiro RT, Quevedo LA, Oliveira SS, Silva RA, Pinheiro KAT, Santo GCE, Jansen K. O impacto do baixo peso ao nascer relacionado à depressão gestacional para o financiamento federal da saúde pública: uma análise do Município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, 2012. Cad. Saúde Pública. 2012;

Souza PN, Oliveira Filho ECO. Intervenções de enfermagem na prevenção dos transtornos mentais e comportamentais no puerpério. Brasília-DF, 2016.

Pessoa KC. Efeitos a longo prazo da violência contra a mulher na gestação sobre a criança: contribuição da coorte brisa. Tese da Universidade Federal do Maranhão; 2016.

Fonseca MJ. Relato de experiência vivenciado com a promoção de saúde de um grupo de gestantes: conhecendo sobre a depressão puerperal. Tese da Universidade Federal de Santa Catarina; 2014.

Amorim ART. Impactos da aplicação da Escala de Edimburgo em Puérperas acompanhadas na Unidade Básica de Saúde do município de São Luís do Quitunde-AL. Tese do Serviço público Federal Universidade Federal de Santa Catarina centro de ciências da saúde curso de especialização em linhas de cuidado em enfermagem saúde materno, neonato e lactente; 2014.

Published

2018-12-03

How to Cite

AOYAMA, E. de A.; SOUZA, E. M. de; SOUSA, F. G. de; SOUZA, I. L. M. de; ARAÚJO, J. A. F. de; FIRMINO, T. de A. B. A importância do profissional de enfermagem qualificado para detecção da depressão gestacional / The importance of the qualified nursing professional for detection of gestacional. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 177–184, 2018. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/879. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers