Equipe de enfermagem e sua inserção em hemoterapia / Nursing team and its insertion in hemotherapy

Ana Lúcia Alves Naves, Daniela Marcondes Gomes Enfermeira, Lilian Reinaldi Ribeiro, Luiz Henrique dos Santos Ribeiro, Laisa Marcato Souza da Silva, Julia Gonçalves Oliveira, Gustavo Nunes de Mesquita, Keila do Carmo Neves

Abstract


Objetivo: Descrever como as equipes de enfermagem que atuam em unidades de hemoterapia têm ampliado seu conhecimento científico perante as dificuldades encontradas ao exercer sua prática nos serviços de hemoterapia e revelar o impacto da capacitação desses profissionais.  Método: Trata-se de estudo descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas com os profissionais de enfermagem para levantamento de dados. Resultados: Observou-se nas falas dos enfermeiros e dos técnicos de enfermagem que ao responderem a pesquisa, reconhecem a complexidade dos serviços de hemoterapia e ressaltam a importância da educação continuada para realizar suas atribuições. Conclusão: Conclui-se que o número dos profissionais de enfermagem ainda se encontra reduzido na área de hemoterapia, e faz-se importante a capacitação, ampliação e investimento das Instituições.


Keywords


Serviço de hemoterapia; Educação Continuada; Enfermagem.

References


Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN Nº0511, de 31 de março de 2016: Competências do Enfermeiro em Hemoterapia.

Ministério da saúde (BR). Caderno de informação Sangue e Hemoderivados. Brasil (DF): Ministério da saúde; 2016.

Ministério da Saúde (BR). Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Resolução n. 10, de 24 de janeiro de 2004: Aprova as diretrizes para uso de plasma fresco congelado – PFC e de plasma vírus inativo.

Frantz SRS, Neto DL, Silva NC, Fachín MEL. Uma análise sobre o ensino de hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no amazonas . Rev Areté. 2014;7(14):135-143

Carneiro, V.S.; Barp, M.; Coelho, M.A. Hemoterapia e reações transfusionais imediatas: atuação e conhecimento de uma equipe de enfermagem. Rev Mine Enfer.

Machado HM, Filho wa, Lacerda WF, Oliveira E, Lemos W, Wermwlinger M, et al: Características gerais da enfermagem: o perfil sócio demográfico. Enferm Foco. 2015; 7(1): 09-14.

Ferreira ZA, Gomes R. Vivências de enfermeiros na assistência de enfermagem em hemoterapia. RCV. 2017;23(1):1-7.

Aquiar SDL, Raimundo LFC, Rodrique MP, Rios EM. A importância da educação permanente para a capacitação dos profissionais de enfermagem em saúde mental. Anais do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – Universidade Federal do Pampa. 2015; 7(2).

Alves FB, Pancotti HHS. A inconstitucionalidade das regras discriminatórias para doação de sangue por homossexuais masculinos, Rev Pol Púb e Seg. Soc. 2017;1(2):15-31.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-092

Refbacks

  • There are currently no refbacks.