A implementação de práticas de educação em saúde voltadas para grupo de idosos: um relato de experiência / The implementation of educational practices aimed for elderly group: an experience report

Wesley Queiroz Peixoto, Ana Júlia Queiroz Silva, Juliany Ingridy Silva de Medeiros, Ingrid Tatiane Rocha Freitas, Andreza Halax Rebouças França, Divania Carla Simões da Cunha Lago, Dorisângela Maria de Oliveira Lima, Cristina Virgínia Oliveira Carlos

Abstract


O presente estudo tem como objetivo relatar experiências de extensionistas de Enfermagem, no desenvolver de práticas de educação em saúde com aposentados e pensionistas do Projeto Viver Melhor, do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (PREVI Mossoró). As referidas práticas tiveram como norte possibilitar a troca de saberes e influencie na formação de seres sociais, causando impactos positivos tanto para os extensionistas quanto do público alvo, no que concerne à prevenção, proteção e promoção da saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou-se da pesquisa bibliográfica a fim de dar suporte teórico as discussões. Foram desenvolvidas quatro Oficinas de educação em saúde, onde os temas abordados puderam ser selecionados considerando análise realizada pelos extensionistas a partir de vivências com o público, onde viu-se a necessidade de abordagem das temáticas escolhidas, sendo estas Suporte Básico de Vida, Práticas Naturais em Saúde, Valorização da Vida e outra ocasião destinada para esclarecimentos, preenchimento e entrega da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Considerando o exposto, pode-se afirmar que as ações foram realizadas com sucesso e cumpriram seus objetivos de prevenção e promoção a saúde. Este estudo, abre, ainda, a possibilidade de implementação de práticas em saúde voltadas para grupos de idosos, expondo benefícios não só para o público, mas também para a comunidade acadêmica.


Keywords


envelhecimento, educação em saúde, qualidade de vida.

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DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-063

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