O acompanhamento psicológico na linha de cuidado do sobrepeso e obesidade / Psychological follow-up in the line of care for overweight and obesity

Maria Geórgia Duarte de Macêdo, Jelcivane Pinheiro da Costa, Andréa Costa de Andrade, Eliane Azulay Ferreira

Abstract


Muito se investe num modelo de beleza de um corpo magro e exercitado caracterizando um padrão estético de beleza. Nesse contexto, mulheres precisam adaptar-se a valores e padrões que estigmatizam o excesso de peso, insurgindo o sofrimento psicológico, a visão distorcida do si, sentimento de culpa, tristeza e negativismo. Assim, o objetivo é compreender os aspectos emocionais que levam mulheres obesas a perda da autoestima, indispensável à capacidade volitiva e a satisfação para consigo. A metodologia utilizou 15 registros de atendimentos psicológicos de pacientes com idades entre 22 a 42 anos, com uso de técnicas e estratégias específicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), em terapia de grupo, focando nas correções cognitivas que levam a insatisfação com o corpo e nas mudanças de pensamentos automáticos que corroboram para inércia em relação àquilo que causa sofrimento: a obesidade. Dentre os resultados obtidos, verificou-se a importância da ressignificação de percepções da vida e atitudes que contribuam para preservação do sentimento positivo sobre si, refletindo no bem-estar pessoal e social. Observou-se que a comida funciona como uma estratégia de controle emocional que pode beneficiar ou não, pois o comportamento alimentar na obesidade é funcional no sentido de livrar-se do contato com estímulos aversivos e, o emagrecimento pode se associar a busca da satisfação pessoal que depende dos padrões sociais. Afinal, a imagem corporal é um veículo de expressão da personalidade e minimizar o sofrimento psicológico, ajudar aos enfrentamentos causados pela obesidade aponta para a necessidade de compreensão e acolhimento daquelas que sofrem com a ditadura da beleza.


Keywords


Obesidade, imagem corporal, psicologia.

References


MACEDO, T. T. S. Percepção de pessoas obesas sobre seu corpo. Salvador, Brasil, 2015.

PINTO, F. RODRIGUES, N. Autoimagem e Obesidade: a realidade e suas crenças. São Paulo SP, 2015.

ZOTTIS, Carolina e LABRONICI, Liliana Maria. O corpo obeso e a percepção de si. Curitiba PR, 2003. Disponível em https://revista.ufpr.br.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-042

Refbacks

  • There are currently no refbacks.