Metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição: um relato de experiência / Methodology of working in groups for food and nutrition actions: an experience report

Juliana Jamaica Sousa da Silva, Débora Vieira de Melo Agra Duarte, Elias Balbino da Silva, Gabriela Reis Guimarães, Jessica Aline Gomes De Sá Pires Pereira, Juliana Barbosa Medeiros, Ludmylla Otavia Lira Silveira, Ylanna Suimey da Silva Bezerra Gomes Gadelha

Abstract


Introdução: O envelhecimento populacional é um processo mundial decorrente da transição demográfica, que é o resultado da redução dos coeficientes de mortalidade e, posteriormente, de fecundidade, levando ao aumento dos anos vividos (FERREIRA, 2011). Porém, o grande desafio dessa conquista é proporcionar uma melhoria da qualidade de vida, com manutenção da autonomia e independência, aos que já envelheceram ou que estão no processo de envelhecer (MENEZES et al, 2010). Objetivo: O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada durante a Implementação de práticas educativas com grupos acerca da alimentação saudável voltada para Idosos. Resultados e Discussão: Cada família e indivíduo tem suas particularidades, sejam elas financeiras, biológicas, sociais e culturais, o que pode interferir na implementação da proposta. É preciso insistência e persistência tendo um olhar diferenciado para cada situação apresentada.Foi evidenciado por cada profissional a satisfação em participar dessa atividade, demonstrando como foi importante para o crescimento profissional e pessoal, pois todos tiveram a oportunidade de modificar suas práticas vigentes, principalmente com relação aos registros de peso e altura e manter um olhar diferencial para o idoso e seus aspectos alimentares. Conclusão: Mesmo diante de tantas dificuldades encontradas para a realização das ações em saúde tendo como foco a alimentação adequada, observou-se que essa prática têm demonstrado resultados significativos e que pode ser tomada como referência para outros municípios, na tentativa de otimizar o cuidado integral em saúde para com a pessoa idosa.


Keywords


Envelhecimento, Nutrição, Educação em saúde, Qualidade de vida.

References


BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: MS; 2012

FERREIRA, R.T. Orientação da equipe de saúde da família à pessoa idosa/ Roberta Tavares Ferreira. – Formiga, 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Especialização em Atenção Básica. Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Formiga, 2011.

FREITAS, A.M.P.; PHILIPPI, S.T.; RIBEIRO, S.M.L. Listas de alimentos relacionadas ao consumo alimentar de um grupo de idosos: análises e perspectivas. Rev Bras Epidemiol.v.14, n.1, p.161-77. 2011.

MENEZES, M.F.G.; TAVARES,E.L.; SANTOS,D.M.; TARGUETA, C.L.; PRADO,S.D. Alimentação saudável na experiência de idosos. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v. 13, n. 2, p. 267-275. 2010.

OMRAM, A. R., The epidemiologic transition: a theory of the epidemiology of population change. Milbank Memorial Fund Quarterly, 49 (Part 1): 509-538, 1971.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Estrategia mundial sobre régimen alimentario, actividad física y salud. Ginebra: OMS; 2004. Disponível em http://www.who.int/dietphysicalactivity/strategy/eb11344/strategy_spanish_web.pdf. Acesso em 22 abr. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-030

Refbacks

  • There are currently no refbacks.