Práticas educativas: a água como recurso indispensável de sobrevivência, o lixo como resíduo indesejável / Educational practices: water as an indispensable resource for survival, garbage as an undesirable residue

Authors

  • Ismael Fabricio Vaz
  • Amanda de Almeida de Souza
  • Beatriz de Souza Giuseppe Soares
  • Layane Bittencourt De Brito
  • Teresinha Cadore Henschel
  • Danielle Costa de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-024

Keywords:

Educação em saúde, meio ambiente, água, lixo, participação comunitária.

Abstract

O lixo constitui-se um problema social, econômico, sanitário e ambiental. A experiência citada ocorreu em uma comunidade do Rio de Janeiro. A comunidade é cercada por um rio (valão) que teria um grande potencial para abastecer a população da região, se não fosse poluído. A poluição do rio traz diversos vetores de doenças. Objetivou-se descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem durante as atividades práticas. Trata-se de um relato de experiência realizado durante as atividades práticas da disciplina intitulada Prática Curricular em Saúde I de uma universidade privada do Rio de janeiro - RJ. A situação presenciada aponta a insuficiência da coleta realizada, que não atende à demanda local. A área tem abastecimento de água tratada pelo sistema CEDAE, porém há grande impasse em relação à água recebida nas residências. Deste percentual que recebe água em seus lares, 72,2% filtram sua água antes de consumi-la e 27,8% a consomem dando total descaso. 88,9% dos moradores desta comunidade possuem encanamento direto com a CEDAE, mas 11,1% fazem ligações clandestinas. O crescimento desta comunidade traz uma exacerbada produção de lixo, porém as pessoas que vivem na comunidade não recebem nenhum tipo de orientação educativa. A elaboração do trabalho nos permitiu aplicar de forma prática e didática estratégias educativas, que com a participação individual e coletiva é uma questão decisiva para o progresso da região que sofre a cada dia. Através da metodologia aplicada foi possível conscientizar e educar os moradores.

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Published

2020-03-10

How to Cite

VAZ, I. F.; SOUZA, A. de A. de; SOARES, B. de S. G.; BRITO, L. B. D.; HENSCHEL, T. C.; SOUZA, D. C. de. Práticas educativas: a água como recurso indispensável de sobrevivência, o lixo como resíduo indesejável / Educational practices: water as an indispensable resource for survival, garbage as an undesirable residue. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1629–1635, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n2-024. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7497. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

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Original Papers