Práticas educativas: a água como recurso indispensável de sobrevivência, o lixo como resíduo indesejável / Educational practices: water as an indispensable resource for survival, garbage as an undesirable residue

Ismael Fabricio Vaz, Amanda de Almeida de Souza, Beatriz de Souza Giuseppe Soares, Layane Bittencourt De Brito, Teresinha Cadore Henschel, Danielle Costa de Souza

Abstract


O lixo constitui-se um problema social, econômico, sanitário e ambiental. A experiência citada ocorreu em uma comunidade do Rio de Janeiro. A comunidade é cercada por um rio (valão) que teria um grande potencial para abastecer a população da região, se não fosse poluído. A poluição do rio traz diversos vetores de doenças. Objetivou-se descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem durante as atividades práticas. Trata-se de um relato de experiência realizado durante as atividades práticas da disciplina intitulada Prática Curricular em Saúde I de uma universidade privada do Rio de janeiro - RJ. A situação presenciada aponta a insuficiência da coleta realizada, que não atende à demanda local. A área tem abastecimento de água tratada pelo sistema CEDAE, porém há grande impasse em relação à água recebida nas residências. Deste percentual que recebe água em seus lares, 72,2% filtram sua água antes de consumi-la e 27,8% a consomem dando total descaso. 88,9% dos moradores desta comunidade possuem encanamento direto com a CEDAE, mas 11,1% fazem ligações clandestinas. O crescimento desta comunidade traz uma exacerbada produção de lixo, porém as pessoas que vivem na comunidade não recebem nenhum tipo de orientação educativa. A elaboração do trabalho nos permitiu aplicar de forma prática e didática estratégias educativas, que com a participação individual e coletiva é uma questão decisiva para o progresso da região que sofre a cada dia. Através da metodologia aplicada foi possível conscientizar e educar os moradores.


Keywords


Educação em saúde, meio ambiente, água, lixo, participação comunitária.

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DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-024

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