Práticas educativas: a água como recurso indispensável de sobrevivência, o lixo como resíduo indesejável / Educational practices: water as an indispensable resource for survival, garbage as an undesirable residue
DOI:
https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-024Keywords:
Educação em saúde, meio ambiente, água, lixo, participação comunitária.Abstract
O lixo constitui-se um problema social, econômico, sanitário e ambiental. A experiência citada ocorreu em uma comunidade do Rio de Janeiro. A comunidade é cercada por um rio (valão) que teria um grande potencial para abastecer a população da região, se não fosse poluído. A poluição do rio traz diversos vetores de doenças. Objetivou-se descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem durante as atividades práticas. Trata-se de um relato de experiência realizado durante as atividades práticas da disciplina intitulada Prática Curricular em Saúde I de uma universidade privada do Rio de janeiro - RJ. A situação presenciada aponta a insuficiência da coleta realizada, que não atende à demanda local. A área tem abastecimento de água tratada pelo sistema CEDAE, porém há grande impasse em relação à água recebida nas residências. Deste percentual que recebe água em seus lares, 72,2% filtram sua água antes de consumi-la e 27,8% a consomem dando total descaso. 88,9% dos moradores desta comunidade possuem encanamento direto com a CEDAE, mas 11,1% fazem ligações clandestinas. O crescimento desta comunidade traz uma exacerbada produção de lixo, porém as pessoas que vivem na comunidade não recebem nenhum tipo de orientação educativa. A elaboração do trabalho nos permitiu aplicar de forma prática e didática estratégias educativas, que com a participação individual e coletiva é uma questão decisiva para o progresso da região que sofre a cada dia. Através da metodologia aplicada foi possível conscientizar e educar os moradores.
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