Pesquisa em enfermagem: vivências de caminhos e possibilidades / Research in nursing: experiences of paths and possibilities

Cláudio José de Souza, Tania Lyrio, Lucia Helena Silva Corrêa Lourenço, Rafael de Carvalho dos Santos, Rafael Antunes da Silva, Ana Carla Alves Cruz, Renata Corrêa Bezerra de Araújo, Thais de Rezende Bessa Guerra

Abstract




Objetivo: relatar a vivência de um grupo de docentes na organização de evento científico, visando estimular a pesquisa na graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um relato da vivência docente em uma instituição particular de saúde no Rio de Janeiro, Brasil, entre os meses de julho e novembro de 2018, utilizando como estratégia a organização e realização de um evento científico. Resultados: a realização do II Simpósio dos Acadêmicos de Enfermagem oportunizou adquirir conhecimentos acerca das competências gerais necessárias ao processo de formação do estudante, por meio  do estudo e da prática, tendo a pesquisa como veículo facilitador  do processo de ensino- aprendizagem. Conclusão: A experiência de participar do Simpósio oportunizou aos participantes, crescimento acadêmico e profissional, compreendendo que, enquanto docentes podemos nos desafiar e criar novos desafios para os alunos, possibilitando oferecer mais uma forma de crescimento profissional e acadêmico. 

Estudantes de Enfermagem; Educação Superior; Práticas Interdisciplinares; Prática do Docente de Enfermagem; Educação Baseada em Competências.


Keywords


Estudantes de Enfermagem; Educação Superior; Práticas Interdisciplinares; Prática do Docente de Enfermagem; Educação Baseada em Competências.

References


Castro MCA. O Papel da pesquisa na formação no aluno da Graduação. Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri; 2011.

Araújo AML, Morais HCC, Vasconcelos HCA, Rabelo JC, Santos RXL, Holanda RE. A pesquisa científica na graduação em enfermagem e sua importância na formação profissional. Rev enferm UFPE on line.[Internet]. 2015; 9(9):9180. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/10716/11800

Ferreira MA. O clássico e o emergente: desafios da produção, da divulgação e da utilização do conhecimento da Enfermagem. Rev Bras Enferm. 2013;66(esp):45-50. Available from:: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea06.pdf

Pires DEP. Transformações necessárias para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar. Rev Bras Enferm. 2013;66(esp):39-44. Available from:: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea05.pdf

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 3 de 7 de novembro de 2001, diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial União, 9 de nov. 2001; Seção: 37.

Barillaro. Piper Video. [Video file]. 2016, June, 17. [Cited 2018 November 13] [6min:27seg.] Available from: https://www.youtube.com/watch?v=lkQTe0Wdo2k

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-018

Refbacks

  • There are currently no refbacks.