Uso de ferramentas digitais interativas em encontro para o ensino da segurança do paciente / Use of interactive digital tools in meeting to teach patient safety

Débora Cristina Mendonça de Andrade, Ana Karine Ramos Brum, Roberta Pereira Spala Neves, Doralice das Graças de Melo Calvo, Daniele Maciel de Lima Silva

Abstract


Este artigo apresenta o relato da aplicação de duas ferramentas tecnológicas gratuitas, inovadoras e facilitadoras de interação entre o público, os convidados e a comissão organizadora de um evento nas áreas de Ensino na Saúde e Segurança do Paciente, que foi organizado pelo Grupo de Trabalho do Projeto de Extensão LabQualiSEG-UFF. O estudo consiste em um relato de experiência sobre a utilização de ferramentas digitais gratuitas disponíveis na WEB, o MentiMeter® e Google Forms®, no VI Encontro LabQualiSEG-UFF, que aconteceu no dia 13 de novembro de 2018, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense – UFF. 1º O tema central do evento foi o Ensino de gerenciamento em Segurança do Paciente na formação profissional, com 100 participantes entre estudantes da graduação e pós graduação, docentes e profissionais de saúde de diversas áreas. Concluiu-se que o uso dessas ferramentas foi positivo, apesar de limitações com a rede de internet da instituição. A ferramenta Mentiminter® cumpriu com o objetivo proposto que foi dinamizar e aumentar a interação com o público.  Com este relato espera-se que profissionais e educadores possam ser estimulados a conhecer essas e outras ferramentas tecnológicas e se inspirem para incluir novas tecnologias em eventos e em suas aulas, a fim de alcançarem melhores resultados com seu público-alvo.


Keywords


Recursos audiovisuais. Ferramentas digitais. Ensino na Saúde. Segurança do paciente.

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DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-017

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