Efetivando as competências acadêmicas por meio da pesquisa em enfermagem: relato de experiencia / Effectivening academic skills through nursing research: experience report

Cláudio José de Souza, Tania Lyrio, Dayana Figueiredo Genovez da Silva, Marcelo André Alves, Cristiana Beatriz Nascimento Nogueira, Ester Fonseca de Melo, Zenith Rosa Silvino, Deise Ferreira de Souza

Abstract


Objetivo: relatar a experiência de um grupo de docentes com a prática de ensino interdisciplinar na graduação em enfermagem. Métodos: trata-se de um relato da vivência docente em uma instituição particular de saúde no Rio de Janeiro, Brasil, entre os meses de fevereiro a julho de 2018, utilizando como estratégia a organização e realização de um evento científico. Resultados: o conhecimento vivo e vivido foi construído desde a proposta de realização do evento, com a participação efetiva dos acadêmicos e os professores de enfermagem. Além de discutir e vivenciar as diferentes competências gerais segundo a grade curricular, a coletividade compreendeu que necessitava de comprometimento pessoal e de harmonia para que o trabalho do grupo alcançasse seus propósitos. Conclusão: a estratégia possibilitou a integração interdisciplinar e aproximou os alunos, reunindo-os em equipes e, no âmbito educacional, possibilitou desenvolver e reforçar habilidades e competências importantes para os profissionais de saúde.


Keywords


Estudantes de Enfermagem; Educação Superior; Práticas Interdisciplinares; Prática do Docente de Enfermagem; Educação Baseada em Competências.

References


Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES N. 3, de 07 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p. 37. Brasília (DF): Ministério da Educação e Cultura; 2001.

Fazenda ICA. Interdisciplinaridade: difática e prática de ensino. Interdisciplinaridade [Internet] 2015 [cited 2018 Nov 14];1(6):9-17. Available from: https://www.pucsp.br/gepi/downloads/revistas/revista-6-gepi-abril15.pdf

Finger D, Souza JB,Potrich T. [Revealing nursing through art: an inclusive experience insearch interdisciplinarity].Extensio R Eletr Extensão [Internet]. 2017 [cited 2018 Nov 14];14(25):173-81. Available from:https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2017v14n25p173/34297 Portuguese.

Moraes BA, Costa NMS. Compreendendo os currículos à luz dos norteadores da formação em saúde no Brasil. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2016 June [cited 2019 Jan 16]; 50(spe):9-16. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100009&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000300002

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (BR). Plataforma Lattes [Internet]. Brasília (DF): CNPq; 1999 Aug 16 [updated 2018 Nov 8; cited 2018 Nov 14]. Availablefrom: http://lattes.cnpq.br/

Orcid for Consortia [Internet]. Dover (DE):Orcid; 2012 Oct 16[updated 2017 Dec 15; cited 2018 Nov 14]. Available from:https://orcid.org/content/orcid-consortia

Vieira MA, Souto LES, Souza SM, Lima CA, Ohara CVS, Domenico EBL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da enfermagem: o papel das competências na formação do enfermeiro. Revista Norte Mineira de Enfermagem [Internet] 2016 [cited 2019 Jan 16]; ;5(1):105-121. Available from: http://www.renome.unimontes.br/index.php/renome/article/view/102/148

Knop ALK, Gama BMBM, Sanhudo NF. Acadêmicos de Enfermagem e o Desenvolvimento da Liderança: Desafios Enfrentados no Estágio Curricular. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro [Internet]. 2017 [cited 2019 Jan 16]; 7:e1378. Available from: Doi: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1378

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-009

Refbacks

  • There are currently no refbacks.