Arte e humanização da saúde: relato de experiência do projeto alegria / Art and humanization of health: experience report of the alegria project

Laura Ribeiro Martins Lemes, Laura Ferreira Gonçalves, Letícia Goulart Japiassu, Ana Carolina Silva Roldão, Fernando Martins Cruvinel, Barbara Correia Neves Sabino

Abstract


Introdução: A palhaçoterapia deve ser vista como uma forma de arte de humanização cuja proposta é baseada no acolhimento do paciente. Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência do Projeto AlegRIA, baseado nas vivências das autoras e integrantes do projeto. Resultados e Discussão: O Alegria é uma atividade de cultura e extensão desenvolvida pelo centro acadêmico de Medicina da Universidade do Rio Verde, cuja proposta é levar aos locais de entretenimento e práticas humanistas, fazendo uso da palhaçada. Conclusão: Observe que uma iniciativa busca promover a educação em saúde de forma integral, ou seja, desenvolver os alunos habilidades humanizadas e éticas, contribuindo de forma ampla para uma sociedade.


Keywords


ludoterapia, humanização, assistência à saúde;

References


ALBUQUERQUE, G. S. C. Sobre a humanização no trabalho em saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. Interface (Botucatu), vol.23 Botucatu 2019 Epub May 30, 2019.

AMORIM, K. P. C.; ROCHA, A. K. C.; SILVA, I. C. S.; MELO, L. M. B; ARAÚJO, M. A.A. Mediarte com Amor e Humor: uma Experiência a partir do Olhar dos Participantes. Revista brasileira de educação médica, vol.39 no.2 Rio de Janeiro Apr./June 2015.

BRITO, C. M. D.; SILVEIRA, R.; JOAQUIM, R. H. V. T. O humor e o riso na promoção de saúde: uma experiência de inserção do palhaço na estratégia de saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, vol.21 no.2 Rio de Janeiro Feb. 2016.

CATAPAN, S.C. Significados das práticas dos “terapeutas da alegria” sobre pacientes adultos internados em um hospital universitário. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2017.

GANA-DAÑOBEITIA, A.; HUEGUN-BURGOS, A.; REKALDE-RODRÍGUEZ, I. Los payasos como herramienta socioeducativa para la intervención comunitaria. Prospectiva, no.27 Cali Jan./June 2019.

SATO, M.; RAMOS, A.; GAMEIRO, G. R.; SCATENA, C. M. C. Palhaços: uma revisão acerca do uso dessa máscara no ambiente hospitalar. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Interface (Botucatu) vol.20 no. 56 Botucatu Jan. Mar. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-001

Refbacks

  • There are currently no refbacks.