Avaliação da satisfação do paciente atendido na Clínica Integrada Odontológica do UniFOA/ Assessment of patients satisfaction attended in the Integrated Clinic of the UniFOA dentistry course

Isabela Valentim Coelho, Alice Rodrigues Feres de Melo, Roberta Mansur Caetano, Claudio Luís de Melo Silva, Rosilea Chain Hartung Habibe, Carolina Hartung Habibe

Abstract


O objetivo desse trabalho foi avaliar a satisfação dos pacientes atendidos na Clínica Integrada do curso de odontologia do UniFOA. Método: Foram avaliados 123 indivíduos por meio de um questionário. Resultados: Os pacientes são maioria mulheres (64%), a maior parte possui ensino médio (52,10%) e a maioria possui renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (56,10%). Quanto à qualidade do serviço prestado, os pacientes apresentaram uma alta taxa de contentamento. Em relação ao respeito para/com os pacientes, controle da dor e atendimento na recepção, a maioria concorda que são bem tratados, porém na questão sobre o tempo de espera para se iniciar o atendimento houve uma pequena parcela de pacientes que relatou esperar mais do que deveria para ser chamado para a consulta. Sobre a instrução recebida de prevenção de doenças bucais, a maioria respondeu positivamente, porém uma parcela significativa dos entrevistados (22,77%) discordou. Conclusão: O serviço prestado pela instituição foi avaliado positivamente e os pacientes se encontram satisfeitos com o atendimento. Entretanto, alguns pontos precisam ser melhorados.


Keywords


Serviços de saúde bucal. Satisfação do usuário. Qualidade dos serviços de saúde.

References


ALI, D. A. Patient satisfaction in Dental Healthcare Centers. European Journal of Dentistry, Mumbai, v. 10, n. 3, p. 309-314, 2016.

AZEVEDO, L. C. S; ROCHA, M. P. Satisfação dos usuários de serviços públicos odontológicos: Revisão da literatura. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 12, n. 42, p. 704-7, 2018.

BORDIN, D.; FADEL, C. B.; MOIMAZ, S. A. S.; GARBIN, C. A. S.; SALIBA, N. A. Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 151-160, 2017.

CARDOSO, L. H. P.; ANDRADE, M. A. M.; GOSLING, M. Satisfação do usuário no âmbito dos serviços de saúde: as contribuições da literatura de marketing. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 75-92, 2013.

DAVIES, A. R.; WARE JUNIOR, J. E. Development of a dental satisfaction questionnaire for the health insurance experiment. 1. ed. Santa Monica: Rand Comporation, 1982.

ESA, R.; RAJAH, P.; RAZAK, I. A. Satisfaction with the oral health services. A qualitative study among Non-Commissioned Officers in the Malaysian Armed Forces. Community Dental Health Journal, Lowestoft, v. 23, p. 15-20, 2006.

FERNANDES, S. K. S.; COUTINHO, A. C. M.; PEREIRA, E. L. Avaliação do perfil socioeconômico e nível de satisfação dos pacientes atendidos em clínica integrada odontológica universitária. Revista Brasileira em Promoção de Saúde, Fortaleza, v. 21, n. 2, p. 137-143, 2008.

FREITAS, L. A. O marketing de relacionamento como ferramenta estratégica na reputação das organizações de saúde. Revista Mídia e Contexto, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2014.

GONÇALVES, R.; CARDOSO, A.; PINHEIRO, A. R.; FILHO. R. F. M. A.; ALTO. R. V. M.; CORVINO. M. P. F. Perfil socioeconômico dos pacientes atendidos nas clínicas dos cursos de especialização da Faculdade de odontologia da Universidade federal Fluminense – fouff. Revista Fluminense de Odontologia, Niterói, v. 1, n. 37, p. 15-18, 2012.

IBGE. Pesquisa nacional de saúde 2013. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/PNS/2013/pns2013.pdf. Acesso em: 27 set. 2018.

KITAMURA, E. S.; BASTOS, R. R.; PALMA, P. V.; LEITE, I. C. G. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013*. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 25, n. 1, p. 137-148, 2016.

LIMA, A. C. S.; CABRAL, E. D.; VASCONCELOS, M. M. V. B. Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do Município do Recife, Pernambuco, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 26, n. 5, p. 991-1002, 2010.

MACAREVICH, A.; PILOTTO, M. L.; HILGERR, J. B.; CELESTE, R. K. User satisfaction with public and private dental services for different age groups in Brazil, Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 2, p. 1-10, 2018.

MAGALHÃES, B. G. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos centros de especialidades odontológicas: visão dos usuários. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2011.

MAHROUS, S. M.; HIFNAWY, T. Perception and Level of Satisfaction of Patients Seeking Dental Care; A Cross-Sectional Study in a Major Healthcare Center in Saudi Arabia. Journal of Taibah University Medical Sciences, Taibah, v. 7, n. 2, p. 104-9, 2012.

MOTA, L. Q.; SANTOS, T. A.; MAGALHÃES, D. B. L. Humanização no atendimento odontológico: acolhimento da subjetividade dos pacientes atendidos por alunos de graduação nos campos de estágio. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, João Pessoa, v. 16, n. 4, p. 537-44, 2012.

NAGAPPAN, N.; JOHN, J. Patient satisfaction with the dental services offeres by a dental hospital in India. Journal of Indian Association of Public Health Dentistry, Bangalore, v. 12, n. 4, p. 297-301, 2014.

NOBRE, E. S.; CÂMARA, G. P.; SILVA, K. P.; NUTO, S. A. S. Avaliação da qualidade de serviço odontológico prestado por universidade privada: visão do usuário. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, Fortaleza, v. 18, n. 4, p. 171-6, 2005.

POMPEU, J. G. F.; CARVALHO, I. L. M.; PEREIRA, J. A.; NETO, R. G. C.; PRADO, V. L. G.; SILVA, C. H. V. Avaliação do nível de satisfação dos usuários atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Faculdade Novafapi em Teresina (PI). Revista Odontológica Clínico-Científica, Recife, v. 11, n. 1, p. 31-36, 2012.

SÁ, M. C. Satisfação do doente na clínica universitária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) – Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.

SOUZA, P. G.; SILVA, M. B.; BRAGA, A. T.; SIQUEIRA, T. P.; GONÇALVES, L. C.; SOARES, P. V. Avaliação da qualidade do atendimento oferecido na Clínica Integrada da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Odontológica Brasileira Central, Santa Maria, v. 23, n. 66, p. 140-145, 2014.

TOLEDO, B. A. S.; CAMPOS, A. A.; LEITE, R. A. Análise da satisfação do paciente com o atendimento odontológico na Clínica de Odontologia da Universidade de Franca. Revista da ABENO, Londrina, v. 10, n. 2, p. 72-8, 2010.

UNIFOA. Nova triagem odontológica. Volta Redonda, 2018. Disponível em: http://www.foa.org.br/via-campus/nova-triagem-odontologica. Acesso em: 02 ago. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-053

Refbacks

  • There are currently no refbacks.