Aplicabilidade da impressora 3D na prática médica contemporânea/ 3D printer applicability in contemporary medical practice

Tayla Figueiredo Lacerda, Ana Flávia Resende Romanielo, Susana de Miranda Gomes, Joyce Karolyny Lopes de Souza, Viviana Cristina de Souza Carvalho, Lara Cândida de Sousa Machado, Ana Clara Honorato Chaves, Ana Clara Lenza Martins

Abstract


O presente artigo se iniciou introduzindo uma retrospectiva de quando foi criada a impressão 3D suas aplicações iniciais e seus avanços até ser usada na área da saúde, com a criação de tecidos vivos, personalização de órteses e próteses, modelos anatômicos entre inúmeras outras funções. Foram levantadas ainda, algumas desvantagens como o elevado custo que impossibilita a democratização do acesso. O objetivo desse artigo é, portanto, abordar quais são os atuais usos da tecnologia 3D na medicina, discutindo as inúmeras possibilidades de aplicações futuras para essa técnica. Como materiais e métodos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa realizada através de uma revisão sistemática da literatura atual. Dentro dos resultados, é importante salientar que as peças tridimensionais permitiram com que várias áreas da saúde se beneficiassem desde a utilização de protótipos de coluna vertebral, criação de uma calota craniana até a impressão de pele. No entanto, o desenvolvimento da prototipagem rápida ainda esbarra em alguns impasses: o custo e o tempo para produção. Dessa forma, pode-se concluir que as inúmeras aplicabilidades da impressão 3D precisam de um ambiente preparado para que elas possam auxiliar os procedimentos médicos em todas as áreas e que, de fato, somente a partir da sua disseminação seus custos serão diminuídos e se tornará uma solução viável para tantos impasses que antes não tinham solução a curto prazo

Keywords


“impressão 3D”; “engenharia humana”, “bioimpressão”

References


PALMA, Fabiana C.; KAPPLER, Alessandra F.. O que é e como funciona uma impressora 3D. 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2015.

MALLMANN, Thiele da Silva. O uso de impressão 3D no auxílio às pessoas usuárias de órteses: um projeto de design focado em tecnologia assistiva. 2018. 112 f. Monografia (Especialização) - Curso de Design, Univates, Lajeado, 2018.

MATOZINHOS, Isabela Penido et al. Impressão 3D: Inovações no campo da medicina. Revista Interdiciplinar Ciências Médicas-mg, Mg, p.143-162, 2017.

BERNARDES, Júlio. Pele impressa em 3D substitui animais em teste de cosméticos. Jornal da Usp. São Paulo, p. 1-1. 15 jan. 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2018.

GUERRA NETO, Custódio Leopoldino de Brito et al. Tecnologia 3D na saúde: Uma visão sobre órteses e próteses, tecnologias assistivas e modelagem 3D. Rio Grande do Norte: Sedisufrn, 2018. 95 p.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-050

Refbacks

  • There are currently no refbacks.