Assistência de enfermagem ao paciente com lesão por pressão/ Nursing care for pressure injury patient

Leandra Josefa dos Santos, Santiago José da Silva, Larissa Drielly Alves Cordeiro Torres, Michelle Patrícia de Oliveira Santos, Sarana Héren Pereira Ribeiro

Abstract


Introdução: Os fatores decorrentes da Lesão por Pressão (LPP), tais como a dor e o impacto emocional são fatores estressantes para o paciente, os mesmos são ocasionados a uma interrupção do fluxo sanguíneo em uma determinada área, generalizando uma deficiência no fluxo sanguíneo. Objetivos: Descrever a importância da atuação da equipe de enfermagem nas LPP. Metodologia: Trata-se de um estudo tipo revisão de literatura, no qual foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, SCIELO, PUB MED, BIREME e MS, com os seguintes descritores, tratamentos, cuidados e prevenções.Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2014 a 2018, textos completos. Já os de exclusão foram artigos de caráter comercial, publicados há mais de 5 anos. Foram encontrados 12 trabalhos. Destes, dois foram selecionados por se enquadrarem nos critérios de elegibilidade. Resultados e Discussão: As LPP são um problema comum em pacientes acamados e em uso prolongado de cadeira de rodas, acometendo principalmente as regiões de proeminências ósseas. O uso escala de Braden contribui para identificar com mais rapidez e asserção os fatores de risco, proporcionando um melhor prognóstico. É importante que a equipe de enfermagem realize a mudança de decúbito, a fim de prevenir as LPP.

Considerações Finais: As práticas assistenciais de enfermagem, reduzem significativamente as LPP, sendo tratadas através da prevenção de riscos sistematizados e tratamento curativo.


Keywords


Assistência. Lesão. Intervenção. Pressão. Risco.

References


CALIRI, Maria Helena Larcher; et al. CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO

- CONSENSO NPUAP. Adaptação cultural SOBEST; SOBENDE. 2016.

PIEPER, B. Mechanical forces: pressure, shear and friction. In Bryant RA, Nix DP, editors: Acute and chronic Wounds current management concepts, St Louis, 2007, Mosby.

PERRY, Anne Griffin; POTTER, Patricia A.; ELKIN, Martha Keene. Procedimentos e Intervenções de Enfermagem. Adaptado à Realidade Brasileira. Tradução da 5º Edição. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.

MEDEIROS, Adriana Bessa Fernandes; LOPES, Consuelo Helena Aires de Freitas; JORGE, Maria Salete Bessa. Análise da prevenção e tratamento das úlceras por pressão propostos por enfermeiros. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 43, n. 1, p. 223-228, Mar. 2009 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 62342009000100029&lng=en&nrm=iso. access on 08 Mar. 2019.

http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000100029.

SOUZA, Sebba Tosta de; SANTOS, Diba Maria de Gouveia; CONCEIÇÃO; Vera Lúcia. Fatores de risco para o desenvolvimento de úlceras por pressão em idosos institucionalizados. Revista Latino-Americana de Enfermagem [en linea] 2007, 15

(Septiembre-Octubre) : [Fecha de consulta: 8 de marzo de 2019] Disponible en: ISSN.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-018

Refbacks

  • There are currently no refbacks.