Cursos integrados de gestão em saúde: um relato de experiência do Ceará / Integrated health management courses: an experience report from Ceará

Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva, Roberta Duarte Maia Barakat, Camila Campos Colares das Dores, Kilvia Paula Macedo Soares, Ivina Maria Siqueira Lima

Abstract


Imersos no âmbito da Educação Permanente, os cursos integrados de gestão em saúde abordam a formação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Projeto de Qualificação de Gestores do SUS nas macrorregiões do estado do Ceará. O objetivo é relatar a experiência de realização dos cursos no cenário dos currículos baseados em competências nas três macrorregiões de saúde: Fortaleza, Cariri e Sobral. A meta de realização foi de turmas de especialização e aperfeiçoamento referenciadas pela metodologia para aproximar os conceitos norteadores da educação permanente, compreendendo a abordagem na qual os processos educativos ocorrem em sintonia com a realidade vivida no cotidiano do trabalho. Construiu-se um processo de ensino-aprendizagem nos referenciais das metodologias ativas, formando grupos de docentes, facilitadores e gestores. Disseminou-se a Educação Permanente nas 22 Regiões de Saúde do estado, formando aproximadamente 1.600 alunos em 15 turmas de especialização e 9 de aperfeiçoamento. As atividades iniciaram em 2009 e, ao final, selecionou-se e formou-se 95 facilitadores, 10 coordenadores de curso e uma equipe estruturada mediante processo de matriciamento da gestão. Observou-se que a construção do conhecimento pelos sujeitos embasa-se nas dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais do espaço em que atuam, apoiando-se num diálogo permanente entre todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. O Projeto interveio numa perspectiva que valoriza a multidisciplinaridade e a intersetorialidade, essenciais para o desenvolvimento profissional. A realização destes cursos apresenta a oportunidade de ampliar a interiorização das ações de educação permanente e de provocar mudanças em processos e práticas de gestão pública.


Keywords


Educação permanente. Gestor de saúde. Educação baseada em competências.

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DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-017

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