Ectoparasitoses em pacientes atendidos em clínica suburbana de Periperi, Salvador, Bahia / Ectoparasitoses in patients treated at a suburban clinic in Periperi, Salvador, Bahia

Authors

  • Paula Arrana de Oliveira Santos
  • Ivia Mayana Olivera de Jesus
  • Rafael de Jesus Cerqueira
  • Ogvalda Devay de Sousa Torres

Keywords:

Ectoparasitoses, subúrbio, Periperi.

Abstract

As ectoparasitoses humanas têm grande prevalência em populações de baixa renda, em periferias de cidades e em aglomerados populacionais, dada a facilidade com que se disseminam. Por não serem consideradas doenças graves, nem sempre estimulam os portadores             dessas parasitoses a buscarem atendimento médico, além do que costumam ser doenças negligenciadas pela saúde pública. Como estudantes de graduação de Enfermagem e Biomedicina, atuando em monitoria da disciplina Parasitologia e iniciados em atividade de pesquisa, cadastramos prontuários de atendimentos médicos.  Em clínica suburbana de Periperi (AME) em Salvador – Bahia, no período de 1993 a 2010, que se destinaram a tese de doutoramento sobre saúde no subúrbio investigado. Havia 6.535 prontuários, cadastramos 4.524 deles, ou seja, 69,23% dos pacientes da Clínica AME que atendia nas especialidades de Clinica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia e Angiologia. O maior volume de atendimento foi encontrado na Ginecologia e Obstetrícia, seguido da Clínica Médica, Ultrassonografia, Pediatria e Angiologia. Realizamos estudo descritivo com objetivo de perceber a ocorrência de ectoparasitoses. Notamos que nos pacientes da Ginecologia e Obstetrícia, Angiologia e Ultrassonografia não havia a preocupação desse registro, o que só acontecia para os pacientes de Clínica Médica e da Pediatria que foram 2.607.Para esses clientes da Clínica Médica e da Pediatria foram encontrados 27 pacientes com escabiose (1,03%), mais presente no sexo masculino (55,5%) e 8 pacientes com Ptiríaseversicolor (0,30%), sendo o sexo feminino o mais afetado (75%). Considerando tratar-se de atendimentos em serviço médico privado, imaginamos que na população geral a prevalência pode ser maior por se tratar de pessoas residentes em região do subúrbio da cidade de Salvador, na Bahia.

References

KINYANJUI, T. et al. Scabies in residentialcare homes: Modelling, inferenceandinterventions for well-connectedpopulationsub-units. PLoSComputBiol, V. 14, n. 3, 2018.

KOUOTOU, E. A. et al. Prevalenceand Drivers ofHumanScabiesamongChildrenandAdolescents Living andStudying in CameroonianBoardingSchools. Parasites &Vectors, vol. 9, p. 400, 2016.

TORRES, O. D. S. T. Periperi: Saúde, Personagens, História. Associação Cultural Brasil Jãpão, Salvador, 2016.

Published

2018-10-04

How to Cite

SANTOS, P. A. de O.; JESUS, I. M. O. de; CERQUEIRA, R. de J.; TORRES, O. D. de S. Ectoparasitoses em pacientes atendidos em clínica suburbana de Periperi, Salvador, Bahia / Ectoparasitoses in patients treated at a suburban clinic in Periperi, Salvador, Bahia. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 28–34, 2018. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/553. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers