Ectoparasitoses em pacientes atendidos em clínica suburbana de Periperi, Salvador, Bahia / Ectoparasitoses in patients treated at a suburban clinic in Periperi, Salvador, Bahia

Paula Arrana de Oliveira Santos, Ivia Mayana Olivera de Jesus, Rafael de Jesus Cerqueira, Ogvalda Devay de Sousa Torres

Abstract


As ectoparasitoses humanas têm grande prevalência em populações de baixa renda, em periferias de cidades e em aglomerados populacionais, dada a facilidade com que se disseminam. Por não serem consideradas doenças graves, nem sempre estimulam os portadores             dessas parasitoses a buscarem atendimento médico, além do que costumam ser doenças negligenciadas pela saúde pública. Como estudantes de graduação de Enfermagem e Biomedicina, atuando em monitoria da disciplina Parasitologia e iniciados em atividade de pesquisa, cadastramos prontuários de atendimentos médicos.  Em clínica suburbana de Periperi (AME) em Salvador – Bahia, no período de 1993 a 2010, que se destinaram a tese de doutoramento sobre saúde no subúrbio investigado. Havia 6.535 prontuários, cadastramos 4.524 deles, ou seja, 69,23% dos pacientes da Clínica AME que atendia nas especialidades de Clinica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia e Angiologia. O maior volume de atendimento foi encontrado na Ginecologia e Obstetrícia, seguido da Clínica Médica, Ultrassonografia, Pediatria e Angiologia. Realizamos estudo descritivo com objetivo de perceber a ocorrência de ectoparasitoses. Notamos que nos pacientes da Ginecologia e Obstetrícia, Angiologia e Ultrassonografia não havia a preocupação desse registro, o que só acontecia para os pacientes de Clínica Médica e da Pediatria que foram 2.607.Para esses clientes da Clínica Médica e da Pediatria foram encontrados 27 pacientes com escabiose (1,03%), mais presente no sexo masculino (55,5%) e 8 pacientes com Ptiríaseversicolor (0,30%), sendo o sexo feminino o mais afetado (75%). Considerando tratar-se de atendimentos em serviço médico privado, imaginamos que na população geral a prevalência pode ser maior por se tratar de pessoas residentes em região do subúrbio da cidade de Salvador, na Bahia.


Keywords


Ectoparasitoses, subúrbio, Periperi.

References


KINYANJUI, T. et al. Scabies in residentialcare homes: Modelling, inferenceandinterventions for well-connectedpopulationsub-units. PLoSComputBiol, V. 14, n. 3, 2018.

KOUOTOU, E. A. et al. Prevalenceand Drivers ofHumanScabiesamongChildrenandAdolescents Living andStudying in CameroonianBoardingSchools. Parasites &Vectors, vol. 9, p. 400, 2016.

TORRES, O. D. S. T. Periperi: Saúde, Personagens, História. Associação Cultural Brasil Jãpão, Salvador, 2016.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.