A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil

Authors

  • Suzane Meriely da Silva Duarte Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Felipe Venancio Faria
  • Jéssica Soares Sampaio
  • Jairo de Freitas de Sousa
  • Kayro Hairy Arrais Silva
  • Tatiana Mesquita Basto Maia
  • Laíse Fernandes Bastos
  • Raquel Porto Queiroga
  • Greg Resplande Guimarães
  • Edwin Hewry de Sousa Silva

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n5-009

Keywords:

qualificação docente, saúde, educação.

Abstract

Nos últimos trinta anos o perfil educacional da população brasileira mudou consideravelmente, logo o mercado de trabalho passou a exigir um maior nível de qualificação de seus empregados, com isso os cursos de graduação cresceram desordenadamente e privatizaram-se de forma agressiva. Inseridos neste grupo, estão os profissionais da área de saúde, que com o aumento de sua demanda no mercado de trabalho, tiveram um respectivo aumento de seu grupo, onde muitos migram para a docência, e ao se depararem com as necessidades pedagógicas de seus discentes, sentem dificuldade em abordar seus alunos de forma dinâmica e satisfatória, pois para o desenvolvimento da docência universitária, é fundamental que o docente seja capaz de perceber, entender, analisar e acompanhar as mudanças que ocorrem no Ensino Superior. Este trabalho discute os motivos pelos quais os docentes da área de saúde sentem dificuldade em acompanhar as mudanças educacionais que são uma tendência mundial e abre leque para discussão a cerca da temática, logo assim como para trabalhar em qualquer outra área é necessário ter formação específica, a atuação na educação também carece de preparo. A profissão docente, seguindo o modelo de outras profissões que definem suas bases de conhecimento em termos sistemáticos requer preparação, visto que a função do professor não se define pelo simples domínio de conteúdos, mas pela utilização e mobilização desses saberes e em como fazer com que esse conteúdo possa ser ensinado e aprendido.

 

 

 

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Published

2019-09-12

How to Cite

DUARTE, S. M. da S.; FARIA, F. V.; SAMPAIO, J. S.; SOUSA, J. de F. de; SILVA, K. H. A.; MAIA, T. M. B.; BASTOS, L. F.; QUEIROGA, R. P.; GUIMARÃES, G. R.; SILVA, E. H. de S. A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 3994–4008, 2019. DOI: 10.34119/bjhrv2n5-009. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157. Acesso em: 19 apr. 2024.

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