Evidências da relação entre a dermatite atópica e o desenvolvimento da marcha atópica: revisão integrativa / Evidence of the relationship between atopical dermatitis and the development of the atopical march: integrative review

Eduardo Matheus de Oliveira Távora, Monyke Silveira Cunha, Mariana Bessa Leite, Bárbara Ebilizarda Coutinho Borges, Rafaela Carolini de Oliveira Távora, Valéria Dantas de Azevedo

Abstract


As doenças alérgicas são patologias frequentes encontradas em atendimentos na atenção básica em pediatria. A dermatite atópica, doença inflamatória crônica, de etiologia multifatorial e com forte impacto na qualidade de vida da população portadora e seus familiares é uma das mais registradas nos atendimentos. Essa doença apresenta elevada prevalência isolada e em associação com a progressão de outras patologias alérgicas (condição chamada de marcha atópica), especialmente asma e rinite alérgica. A partir dessa associação, a literatura científica propõe que dermatite atópica seria o evento inicial para o desenvolvimento da marcha atópica, principalmente se a doença de pele surgir nos primeiros anos de vida, com desenvolvimento posterior de asma e rinite alérgica. Este estudo tem como objetivo verificar as evidências na literatura da relação entre dermatite e outras atopias (rinite alérgica e asma) da marcha atópica. Optou-se pelo método de revisão integrativa, utilizando os descritores: fatores de risco, dermatite atópica, rinite alérgica, asma, prevenção e marcha atópica (risk factors, atopic dermatitis, allergic rhinitis, asthma, prevention anda atopic march); a consultada foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Medical Published – service of the U. S. National Library of Medicine (PUBMED). Após analisados os artigos, e considerando o período de publicação nos últimos seis anos, foram contemplados e criticamente analisados cinco estudos. Os estudos apresentaram amostras populacionais significativas e métodos que permitiram classificar os artigos como estudos de bons níveis de evidência. Os resultados dos estudos confirmaram a relação de risco entre a dermatite atópica, a asma e a rinite alérgica através da prevalência dessas últimas doenças em quadro de dermatite nos primeiros anos de vida da criança, principalmente quando encontrada em sua forma clínica mais grave e através de medidas de associação de risco confiáveis. Conhecendo a prevalência e as consequências que as doenças alérgicas trazem para a qualidade de vida, principalmente na faixa etária pediátrica e evidenciada a relação de risco nos estudos selecionados, pode-se ratificar a importância de utilizar estratégias na atenção primária, principalmente referente ao tratamento e condução da dermatite atópica em crianças nos primeiros anos de vida, a fim de prevenir o desenvolvimento da asma e da rinite alérgica e as suas consequências.

 

 


Keywords


Fatores de risco. Dermatite atópica. Rinite alérgica. Asma. Prevenção. Marcha atópica.

References


BOECHAT, J. L.; FRANÇA, A. T. Marcha atópica. Rev. Bras. Alerg. Imunopatol, Rio de Janeiro, v. 31, n. 4, p.139-145, jun. 2008.

CAMPOS JÚNIOR, D; BURNS, D. A. R.; LOPEZ, F. A. Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 3. ed. Barueri: Manole, 2014.

FREIRE, L. M. S. Diagnóstico Diferencial em Pediatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

GORDON, B. R. The Allergic March: Can We Prevent Allergies and Asthma?, Otolaryngol Clin N Am, v. 44, n. 3, p. 765-777, jun. 2011.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto e contexto de enfermagem, v. 17, n. 4, 2008.

SOUZA, M. T. ; SILVA, M. D. ; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

WEIDINGER, S. ; NOVAK, N. Atopic dermatitis. The Lancet, Germany, v. 387, p. 1109-1122, mar. 2016




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-125

Refbacks

  • There are currently no refbacks.