A interação entre instituição de ensino e serviço de saúde: estágio em saúde coletiva / The interaction between educational institution and health service: internship in public health

Larissa Sales Martins Baquião, Anelise Melo Bernardes Costa

Abstract


O estudo teve como objetivo analisar a relação entre instituição de ensino e serviço de saúde. Trata-se de um relato de experiência e envolveu docente, estudantes técnicos em enfermagem e profissionais de saúde. Ocorreu no primeiro semestre de 2018, durante o estágio supervisionado, por meio da observação participante. Os resultados demonstraram que as interações entre estudantes e profissionais podem impactar de forma qualitativa na assistência em saúde e o docente tem um papel importante no estímulo destas relações que despertam não somente o conhecimento técnico e o desenvolvimento de habilidades, bem como percepções e atitudes na atenção à saúde. Conclui-se que relações como estas facilitaram a aprendizagem dos estudantes e melhoraram o desempenho dos profissionais.

 


Keywords


Educação em Enfermagem; Serviços de Saúde; Estudantes de Enfermagem.

References


CREVELIM, M. A. A Relação Ensino-Serviço na SMS/SP: o caso dos estágios obrigatórios. 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão do Curso MBA em Gestão de Pessoas, lato sensu, Nível de Especialização. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2014.

GARCIA, M. A. A. Knowledge, action and education: teaching and learning at healthcare centers. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, v. 5, n.8, p.89-100, 2001.

SANTOS, F.P.; MATTER, P.S.; KOLANKIEWICZ, A.C.B. Ação Pedagógica da Enfermagem na escola: aprender, refletir e agir na prevenção da Dengue. Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria, v. 7, n.2, p. 327-336, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-122

Refbacks

  • There are currently no refbacks.