Avaliação do programa de realização de exame citopatológico na UBS centro social urbano (CSU-AREAL) / Evaluación del programa de examen citopatológico en el centro social urbano de UBS (CSU-AREAL)

Ana Luiza Ceolin Polo, Ana Paula Ceolin Polo, Julia Santos Soares, Luciene Kayoko Goya, Tainã Rafael Anschau Zan, Maurício Moraes

Abstract


No Brasil, o câncer cérvico-uterino é o quarto de maior prevalência na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer, sendo considerado um problema de saúde pública. Como medida de detecção precoce, o exame citopatológico de colo uterino é a escolha para a redução de morbimortalidade deste tumor maligno e a atenção básica de saúde é seu principal meio de acesso gratuito. Visto a importância da prevenção do câncer cérvico-uterino, este trabalho mostra uma análise do perfil de mulheres que realizam tal exame e uma avaliação da estratégia de controle da doença, através do estudo de dados de um programa de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Pelotas.

 


Keywords


câncer de colo uterino; prevenção; detecção precoce; exame citopatológico; atenção básica.

References


BEZERRA JS. S., GONÇALVES P., FRANCO E. S., PINHEIRO A. KB.; Perfil de mulheres portadoras de lesões cervicais por HPV quanto aos fatores de risco para câncer de colo uterino. DST – J bras Doenças Sex Transm 17(2): 143-148, 2005

GIANNI A. D., BEDUHN, D.;, DIAS, HELBIG N.; Estatística e avaliação do programa de exame citopatológico da UBS Centro Social Urbano do Areal em Pelotas, RS. Pelotas. Rio Grande do Sul. Brasil. 2016.

OLIVEIRA G. V., FACIMOTO L. Y., PRATA T. S.; Análise de exames citopatológicos realizados em Unidade Básica de Saúde de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. 2014.

NAI G. A., DE SOUZA K. K. G., RODRIGUES E. R., BARBOSA R. L.; Presença de células da junção escamo-colunar em esfregaços cérvico-vaginais de mulheres acima de 40 anos. São Paulo.Brasil. 2011. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.33 nº.3 Rio de Janeiro Mar. 2011

INCA; Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica; Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-118

Refbacks

  • There are currently no refbacks.