Incidência de acidentes com animais peçonhentos no estado do Pará / Incidence of accidents with venomous animals in the state of Pará

Jose Antonio Cordero da Silva, Beatriz dos Santos Silva, Luis Felipe Rodrigues Alves, Murilo Portela Dantas, Victor Basileu Farrel Ferreira Neves, Pedro Arthur Ferreira de Carvalho

Abstract


Os animais peçonhentos são aqueles que produzem uma peçonha em um grupo de células ou órgão secretor e possuem uma ferramenta de injetar tal peçonha em sua presa/predador. No Estado do Pará, os acidentes com animais peçonhentos são considerados um problema de saúde pública, devido as suas características geoambientais. Desta forma, evidencia-se uma preocupação específica de nossa região, em virtude da elevada incidência desses tipos de acidentes e da gravidade desses acidentes, podendo ser mais ocorrentes devido a determinadas atitudes corriqueiras que estão presentes tanto no cotidiano dos expostos ao risco, quanto no cotidiano médico, sendo a subnotificação dos casos de acidentes com animas peçonhentos um grande entrava para o acesso adequado à saúde pública.

 


Keywords


Animais Venenosos, Sistema de Informação, Epidemiologia.

References


Silva AGD. Acidentes causados por animais peçonhentos. O Alferes 2018, ed. 8.

Ministério da Saúde. Acidentes por animais Peçonhentos. 2017 [Acesso dia 03 de novembro de 2018]. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos.

Bochner R; Struchiner CJ. Acidentes por animais peçonhentos e sistemas nacionais de informação. Cadernos de Saúde Pública 2002;735-746 (18).

Cheung R, Machado C. Acidentes por animais peçonhentos na região dos lagos, Rio de Janeiro, Brasil. J Health NPEPS. 2017; 2(Supl.1):73-87.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-094

Refbacks

  • There are currently no refbacks.