Planilha de visitas domiciliares: uma experiência bem-sucedida na atenção primária à saúde / House calls spreadsheet: a well-successful experience in primary health care

Mauricio Vaillant Amarante, Ozinelia Pedroni Batista, Camila Lampier Lutzke, Shirley Kempin Quiqui, Marcelo Luiz Koehler

Abstract


O envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas demandam um cuidado especifico dentro da atenção primária a saúde, com isso a experiência vivenciada tem o objetivo de Qualificar o cuidado domiciliar de doentes crônicos e em cuidados paliativos; Realizar o cuidado centrado no paciente e Família; Melhorar o Acesso ao Cuidado; Envolver a equipe multidisciplinar de saúde e a família do paciente na continuidade do cuidado; Otimizar o trabalho da equipe de Estratégia Saúde da Família. Tendo como metodologia a elaboração de planilha visando à classificação dos pacientes de acordo com vulnerabilidade apresentada nas visitas domiciliares no território de atuação da Estratégia Saúde da Família e equipe multidisciplinar de saúde. Após a implementação da planilha de visitas, foram realizadas 157 visitas domiciliares, pela mesma equipe, demonstrando um aumento aproximado de 155,4% no número de visitas domiciliares, em relação ao segundo semestre de 2017, que foram realizadas 61 visitas domiciliares.

 

 


Keywords


Cuidados Paliativos, Visita Domiciliar, Atenção Primária à Saúde, Assistência Centrada no Paciente, Doenças Crônicas

References


- BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção domiciliar. v. 1. Brasília, Ministério da Saúde, 2012. (2 volumes)

- BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção domiciliar. v. 2. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (2 volumes).

- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cuidados em terapia nutricional / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

- DINHEIRO VIVO. Estes são os países com mais bilionários no mundo. Disponível em: . Consultado em 05 de dezembro de 2018

- IBGE. Em 2017, expectativa de vida era de 76 anos. Disponível em: . IBGE - Agência de Notícias. Consultado em 06 de dezembro de 2018.

- IBGE. PIB avança 1,0% em 2017 e fecha ano em R$6,6 trilhões. Disponível em: . IBGE - Agência de Notícias. Consultado em 06 de dezembro de 2018.

- IBGE. PNAD continua: 10% da população concentravam quase metade da massa de rendimentos do país em 2017. Disponível em: . IBGE - Agência de Notícias. Consultado em 06 de dezembro de 2018.

- IBGE. Projeção da população 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047. . IBGE - Agência de Notícias. Consultado em 06 de dezembro de 2018.

- INTERNATIONAL MONETARY FUND. World Economic Outlook Database, October 2017. Disponível em: . www.imf.org (em inglês). Consultado em 12 de novembro de 2018




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-079

Refbacks

  • There are currently no refbacks.