Caracterização clínica e antropométrica de portadores imunodeprimidos hospitalizados / Clinical and anthropometric characterization of hospitalized immunosuppressed carriers

Rubens Samuel Lima Gonçalves, Rayanne Mendonça Morais, Matheus Cristo de Almeida, Rozinéia de Nazaré Alberto Miranda

Abstract


Introdução: A AIDS é uma doença infectocontagiosa promovida pelo HIV que altera todo funcionamento do sistema imunológico. É caracterizada como uma doença degenerativa, crônica e caráter progressivo, e durante sua evolução, o indivíduo infectado apresenta perda de peso e desnutrição, que podem ser de origem multifatorial na maioria das ocorrências. Objetivo: Caracterizar os aspectos clínicos e antropométricos de pacientes portadores do HIV internados em um hospital de referência em Belém, PA. Método: Estudo transversal, realizado no período de janeiro a julho de 2018 com 81 indivíduos portadores do HIV hospitalizados. Foi elaborado um questionário para a pesquisa, com a finalidade de obter informações dos pacientes referentes aos dados clínicos e antropométricos. Resultados: A causa de destaque para a internação foi à presença da tuberculose (28,4%) nos portadores do HIV. O estado nutricional quanto ao índice de massa corporal (IMC) predominou-se a eutrofia, seguida de desnutrição nas medidas da circunferência do braço (CB) e da prega cutânea tricipital (PCT) da amostra geral. Conclusão: O grupo estudado nesta pesquisa apresentou prevalência de desnutrição, fato que torna importante o acompanhamento do estado nutricional e o delineamento de intervenções nutricionais.


Keywords


HIV, Antropometria, Desnutrição

References


Oliveira OMV, Medeiros RSD, Nascimento MAB, Boni MS. Perfil nutricional e fatores de risco para obesidade central de pessoas que vivem com HIV/AIDS. ComunCiencSaúde. out-dez. 2008; 19(4), p.305-14.

Sanches RS, Santos WR,Fernandes APM. Dislipidemias e doenças cardiovasculares na infecção por HIV.J Nurs Health jul-dez. 2011; 1(2), p.214-21.

Ladeira PO, Silva DCG. Estado nutricional e perfil de pacientes assistidos pelo programa de DST/ AIDS e hepatites virais de um centro de saúde de Itaperuna. RJ. DST. J-bras doenças sex. transm. 2012; 24 (1):28-31.

PeçanhaAC, MagalhaesaM, Lírio M, Paste AA. Perfil socioeconômico e clínico dos pacientes internados com HIV/Aids em hospital de Salvador, Bahia. Revista Baiana de Saúde Pública. 2013; 37, 122.

Pinto AF, Kauffmann LKDO, PenhaHPDS,Rodrigues, ELJ, MirandaRDNA, Guterres ADS, CardosoTJS. Estado nutricional e alterações gastrointestinais de pacientes hospitalizados com HIV/aids no Hospital Universitário João de Barros Barreto em Belém, Estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde. 2016; 7(4), 47-52.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-068

Refbacks

  • There are currently no refbacks.