Estratégias para melhorar a adesão as metas de segurança do paciente / Strategies to enhance patient safety goals

Gislene Aparecida Xavier dos Reis, Vanessa Paula Lanjoni, Andressa Martins Dias Ferreira, Bruna de Oliveira Lima, Rosangela Costa Guerra, Laura Misue Matsuda

Abstract


Descrever estratégia para aprimorar o conhecimento dos colaboradores referente às metas de segurança do paciente. Trata-se de relato de experiência realizado em um hospital filantrópico, em abril de 2018. Realizou-se gincana para aprimorar o conhecimento dos colaboradores acerca das metas de segurança do paciente. Formaram-se 24 equipes entre setores assistenciais e administrativos. Sendo selecionadas três equipes, as quais propuseram a elaboração de checklist para checar as identificações dos pacientes a cada verificação de sinais vitais; a realização de concurso de paródia e teatro referente ao tema higienização das mãos; checagem dos medicamentos a beira leito e dispensação de dose unitária do medicamento. A realização de atividades lúdicas e interativas, no caso a gincana, promove a participação positiva dos colaboradores para aprimorar a qualidade do cuidado e, consequentemente a segurança do paciente.


Keywords


Segurança do paciente; Gestão de riscos; Qualidade da assistência à saúde.

References


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Brasília (DF); 2013.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-049

Refbacks

  • There are currently no refbacks.