Estratégias de organização de medicamentos e correlatos numa farmácia satélite no centro cirúrgico de um hospital filantrópico de Jacareí/SP / Strategies of organization of medicines and correlates in a satellite pharmacy in the surgical center of a philanthropic hospital of Jacarei/SP

Francine Alessandra Costa de Lima, Samantha Franco de Castro, Wendel Simões Fernades, Letícia Biazzi de Lima, Simone Aparecida Biazzi de Lapena

Abstract


Para desempenhar suas atividades, a farmácia satélite no centro cirúrgico, deve manter um estoque suficiente para o atendimento aos pacientes e cirurgias, sem deixar de controlar o valor agregado a este estoque. Objetivo:facilitar e simplificar o trabalho dos colaboradores, além de, otimizar o estoque padrão, diminuindo o valor agregado e deixando-o suficiente para atender o consumo do correlato e medicação pelo hospital, aumentar a agilidade e qualidade ao atendimento das exigências médica, afim de, oferecer um tratamento completo e de qualidade ao paciente, diminuindo os riscos oferecidos pela má administração e erros aleatórios ligados a medicamentos e materiais dispensados pela farmácia. Metodologia:execução de estratégias de organização e dispensação. Resultados: estoque otimizado com menor valor agregado e maior segurança para atender os procedimentos e facilidade de identificação de medicamentos e materiais específicos do setor, para a sua dispensação. Conclusão: a execução das estratégias propostas permitiu a padronização de um estoque seguro para o funcionamento do centro cirúrgico, permitiu a diminuição do valor agregado a ele e permitiu a criação de treinamentos paras os funcionários, permitindo maior entendimento do setor e suas peculiaridades, simplificando o trabalho de todos os colaboradores.


Keywords


Farmácia centro cirúrgico, controle de estoque, organização farmacêutica.

References


Novaes MLO, Gonçalves AA, Simonetti VMM. Gestão das farmácias hospitalares através da padronização de medicamentos e utilização da curva ABC. In: XIII Encontro SIMPEP, 2006; Resumo dos trabalhos. São Paulo. São Paulo: SIMPEP; nov 2006.

Fernandes S, Eniva M, Maçalai RT, Kirchner RM. Dificuldades enfrentadas por enfermeiros em um centro cirúrgico. Texto & Contexto Enfermagem. 2006; 15(3).

.

Cavallini ME, Bisson MP. Farmácia hospitalar: um enfoque em sistemas de saúde. Barueri, Brasil: Manole; 2002.

Ribeiro JM. Desenvolvimento do SUS e racionamento de serviços hospitalares. Ciência & Saúde Coletiva. 2009; 14: 771-82.

Souza A, Guerra M, Guerra C, Gomide P, Pereira C, Freitas D. Controle de gestão em organizações hospitalares . REGE [Internet]. 1set.2009 [citado 26nov.2018];16(3):15-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36675

Novaes MLO, Gonçalves AA, Simonetti VMM, Afonso MW. Métodos gerenciais da indústria aplicados à farmácia hospitalar: proposta para redução de custos. IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2007: 1-15.

Paterno, DA. Administração de materiais no hospital: compras, almoxarifado e farmácia. 2. ed. São Paulo: CEDAS, 1990: 628.

Silva, MAP.; Aplicação do método curva abc de pareto e sua contribuição para gestão das farmácias hospitalares [Monografia]. Recife: Fundação Oswaldo Cruz; 2010.

Tannus, C. Farmácia Hospitalar e o Farmacêutico [diapositivo]. Bahia. [s/d] [citado em 26nov.2018]. Disponível em: . Acesso em: 13 jun 2018.

Paschoal, MLH et al. Implementação do sistema de gestão de materiais informatizado do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2010; 44(4): 984-88.

D’aquino FFR, Juliani CMCM, Lima SAM, Spiri WC, Gabriel CS. et al. Incidentes relacionados a medicamentos em uma instituição hospitalar: subsídios para a melhoria da gestão. Revenferm UERJ. 2015; 23(5): 616-21.

MottaJPOF, Oliveira JP, Camuzi RC. Guia prático de aplicação dos sistemas de classificação de materiais na gestão de medicamentos.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n1-041

Refbacks

  • There are currently no refbacks.