Benefícios do método Pilates na terceira idade / Benefits of the Pilates method in the third age

Aline Machado Veiga, Amanda Barbosa da Silva, Dionson Matheus Tribino Posser, Simone Rosa da Silva

Abstract


Introdução: Estudos apontam os benefícios da inclusão de atividades físicas de resistência muscular e aeróbicas na rotina dos idosos, para minimizar complicações do processo de envelhecimento, e entre as diversas possibilidades de atividade física para idosos, o método Pilates se tornou uma modalidade procurada para estes fins, objetivando a melhora da qualidade de vida. Objetivo: O estudo tem como objetivo, identificar os benefícios do método Pilates na população idosa, através de uma revisão integrativa. Método: Este estudo caracteriza-se por uma revisão integrativa na literatura, em que foram consultadas as bases de dados eletrônicos: Lilacs\Bireme, Scielo, e Science Direct, sendo utilizado o termo chave “benefícios”, “Pilates” e “idosos”. Foram utilizados artigos publicados entre 2010 e 2016. Os critérios de inclusão foram: artigos relacionados a pratica de Pilates na população com 60 anos ou mais, bem como aqueles artigos que citavam seus benefícios.  Resultados: Foram encontrados 43 artigos, porém apenas 6 deles continham os dados relevantes para a pesquisa. Melhora ou ganho de força, de flexibilidade, e qualidade de vida foram os benefícios mais citados. Conclusão: Os estudos mostram que as vantagens do método Pilates são abundantes, trazendo efeitos positivos na qualidade de vida de idosos que o praticam, porém são necessários mais estudos, com maior tempo de interferência, além de uma comparação com exercícios de resistência muscular e aeróbicos. 

 


Keywords


Benefícios, Pilates, Idosos.

References


CAMARÃO,T. Pilates no Brasil: corpo e movimento. Rio de Jeneiro: Elsevier,2004.

RODRIGUES,B.G.D.S.;CADER,S.A.;TORRES,N.V.O.B.;OLIVEIRA,E.M.D.;DANTAS,E.H.M.Autonomia Funcional de Idosas Praticantes de Pilates. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v17,n4,p.300-305,2010.

TOZIM,B.M.;FURLANETTO,M.G.;FRANÇA,D.M.D.L.;MORCELLI,M.H.;NAVEGA,M.T.Efeito do Método Pilates na Flexibilidade, Qualidadede Vida e nivel de dor em idosos.Cons Saude.São Paulo, v13,n4,p.563-570,2014.

GUIMARÃES,A.C.D.A.;AZEVEDO,S.F.D.;SIMAS,J.P.M.;MACHADO,Z.; JONCK,V.T.F. The Effect of Pilates methodone lderly flexibity.Fisioter.Mov.,Curitiba,v27, n2,p.181-188,2014.

COSTA,L.M.R.D.;SCHULZ,A.;HAAS,A.N.;LOSS,J.Os Efeitos do Método Pilates Aplicado à População Idosa: Uma Revisão Integrativa.Rev.Bras. Geriatr. Gerontol. Rio de Janeiro, v19, n4,p.695-702,2016.

PINHEIRO,K.R.G.P.;ROCHA,T.C.D.C.;BRITO,N.M.S.;SILVA,L.D.G.D.;CARVALHO,M.E.I.M.D.;MESQUITA,L.S.D.A.;CARVALHO,F.T. Influence of Pilates exercises on soilsta bilizationinlumbar muscleinolderadults .Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum. Florianópolis, v16,n6,p.648-657,2014.

ENGERS,P.B.;ROMBALDI,A.J.;PORTELLA,E.G.;SILVA,M.C.Efeitos da prática do método Pilates em idosos: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Reumatol. São Paulo, v 56,n 4, p.352-365,2016.

BRASIL.PortalIBGE,2016/2017.Aumenta número de idosos no mundo. Acessado em 09 out.2017. Online. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/busca.html?searchword=idosos&searchphrase=all




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-037

Refbacks

  • There are currently no refbacks.