Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report

Authors

  • Elianny Sousa Silva
  • Brenda Jamille Costa Dias
  • João Lucas Moraes Souza
  • Mariana Souza de Lima

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-024

Keywords:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino Superior, Educação em Enfermagem.

Abstract

Introdução:A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) surge como um método de aprendizagem inovador, contrapondo-se aos modelos didáticos de ensino apoiados em perspectivas ditas tradicionais, em que o professor é o centro do processo de transmissão de saberes para alunos que apenas recebem e memorizam o conhecimento transmitido. Este método consiste em uma proposta pedagógica de ensino centrado no estudante e baseado na solução de problemas. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por monitores da Atividade Curricular Enfermagem em Médico Cirúrgico do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a utilização do PBL no processo de ensino.Descrição da Experiência: A introdução da metodologia foi realizada na turma do 4º semestre do Curso de Enfermagem da UFPA no período de agosto e setembro de 2018. Resultados: Percebeu-se uma necessidade reforçada pelo estudante que passa pelo método PBL, que este deve assumir um papel cada vez mais ativo, aprendendo a não ser somente um receptor de informações, mas um elemento ativo na busca efetiva de conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Considerações Finais: Conclui-se que a inserção de metodologias ativas, como o método aqui experimentado, propicia ao estudante a condução do seu processo de ensino nos âmbitos de formação dialógica, integradora e questionadora, além de poder ser facilmente aplicado, com competência e eficácia, pelas escolas e faculdades de enfermagem, uma vez que exista interesse pela busca de adequação aos novos modelos de estudantes e um corpo docente disposto a implementar novos métodos.

References

- Souza SC, Dourado L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, Ano 31, Vol. 5; 2015.

- Leon LB, Onófrio FQ. Aprendizagem Baseada em Problemas na Graduação Médica – Uma Revisão da Literatura Atual. Revista Brasileira de Educação Médica 39 (4): 614-619; 2015.

- Borges MC, Chachá SGF, Quintana SM, Freitas LCC, Rodrigues MLV. Aprendizado baseado em problemas. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3):301-7.

Published

2019-04-26

How to Cite

SILVA, E. S.; DIAS, B. J. C.; SOUZA, J. L. M.; LIMA, M. S. de. Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 2525–2529, 2019. DOI: 10.34119/bjhrv2n4-024. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers