A importância da validação emocional para os idosos de um centro de convivência da região oeste do Paraná / The importance of emotional validation for the elderly in a cohabitation center in the western region of Paraná

Ana Maria Muxfeldt, Marlei Lucia Izolan, Denilda Batista Teixeira, Francieli Winter Boeing

Abstract


Este trabalho possui como objetivo, analisar o quão importante é a validação emocional na melhor idade, levando em consideração que estas pessoas tiveram 6 horas de psicoeducação sobre o tema. A pesquisa foi realizada em um grupo de 30 idosos de um programa social de convivência com idade acima de 60 anos de ambos sexos, que aceitaram e concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) que lhes foi apresentado, logo foi realizado a pesquisa por meio de um questionário estruturado que contava com 16 questões, as quais estavam dividas em sete categorias. Mediante os resultados, pode-se perceber a dificuldade dos idosos em diferenciar as emoções de raiva e tristeza. Também se sustenta que as emoções agradáveis (alegria, carinho, prazer, etc.) são emoções mais fáceis de ser identificadas, por não causar sofrimento ou lembranças “ruins”. Deste modo, consegue-se compreender a dificuldade dos idosos participantes em compreender as diferentes emoções, principalmente aquelas que causam desconforto, mesmo que momentâneo, porém, mesmo com suas limitações, os idosos conseguiram alcançar uma validação emocional mais saudável o que os têm ajudado na vida diária e também em seus relacionamentos interpessoais.


Keywords


Idosos. Validação Emocional. Psicoeducação.

References


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília, 2006.

EKMAN, Paul. A Linguagem das Emoções: Revolucione sua comunicação e seus relacionamentos reconhecendo todas as expressões das pessoas ao redor. 2003.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: A teoria revolucionáriaque redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro, 2001.

PINTO, Daniel Ezequiel. Validação emocional:Uma habilidade essencial ao lidar com emoções. Jan, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-022

Refbacks

  • There are currently no refbacks.