Revisão bibliográfica dos benefícios que Equoterapia proporciona a pacientes com Transtorno do Espectro Autista / Bibliographic review of the benefits that Equoterapia provides to patients with Autistic Spectrum Disorder

Authors

  • Luana Perdiz Duarte
  • José Alberto Leal
  • Juliana Macke Hellwig
  • Gisele Silveira Blanco
  • Silvia Luci de Almeida Dias

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-019

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista, Equoterapia, Cavalo, Benefício.

Abstract

É de conhecimento geral a importância do cavalo no acompanhamento do homem e em sua evolução; o animal transmite sensação de força e poder. Por sua vez, dentro de uma abordagem interdisciplinar, a Equoterapia tem como foco proporcionar ao praticante resultados positivos em relação à melhora do equilíbrio, do tônus muscular e, inclusive, grande desenvolvimento dos aspectos psicológicos e sociais, ajudando na consciência e alinhamento corporal, na coordenação motora, na autoconfiança e principalmente na auto estima. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição do neuro desenvolvimento caracterizada pelo comprometimento de três áreas: habilidade de interação social, habilidades de comunicação e presença de comportamentos estereotipados. Este trabalho surgiu a partir das vivências no projeto de extensão da Unipampa: Equoterapia, educação e chimarrão: ao passo se vai ao longe, que ocorre no Centro de Equoterapia General Fidelis, em Uruguaiana-RS. O objetivo desta pesquisa foi verificar os benefícios que os praticantes com TEA adquirem ao realizar Equoterapia. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, pois incluiu análise de pesquisas relevantes que dão suporte na tomada de decisão e na melhoria da prática clínica. Foi feita uma busca, no período de 2008 a 2018, no Scielo, Lilacs e Pubmed, e em livros técnicos. Os idiomas selecionados foram português, espanhol e inglês. As palavras-chave escolhidas: Equoterapia, cavalo, TEA, benefícios. Dos artigos e livro lidos foram selecionados vinte, os quais foram agrupados de acordo com o objetivo proposto no presente trabalho. Como resultados encontraram-se os seguintes benefícios da Equoterapia para os praticantes com TEA: desenvolvimento de esquema corporal; melhora da postura e equilíbrio; coordenação motora; estruturação espacial, auxiliando a situar-se no meio que se vive e a estabelecer relações; orientação temporal, constituindo a organização de acordo com a sua rotina, desenvolvendo a percepção do tempo de cada ação. O ritmo, o movimento e o balançar do cavalo criam um efeito tranquilizador e caloroso, acalmando o praticante com TEA que pode apresentar hábitos como morder-se, puxar cabelo, hiperatividade, hipersensibilidade a alguns sons, entre outros. A interação com o cavalo desenvolve novas formas de comunicação, socialização, autoconfiança e auto estima. Após a realização desta revisão literária, torna-se evidente destacar os resultados positivos que os praticantes com TEA estão obtendo com a Equoterapia, principalmente, devido a grande quantidade de estímulos que é proporcionado ao praticante, através do uso do cavalo como um instrumento cinesio terapêutico.

References

SCHMITT, JF. Terapia assistida por animais e pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão. [tese]. Curitiba (PR): Universidade de Tuiuti do Paraná; 2015.

CUERVO, JLP. Beneficios de laequinoterapiaenniñoscon TEA.Repositorio aberto da Universidade de Cantabria; 2017.

DUARTE, E.; BARBOSA, W.; MONTENEGRO, S. Contribuições da Equoterapia para o Desenvolvimento Integral da Criança Autista. Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco; 2017.

DSM – IV. Critérios Diagnósticos do DSM – IV. APA. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUDO, Cattelen. A Importância da Motivação para a Vida e como Meio Facilitador para Resgatar a Auto-Estima. Associação Nacional de Equoterapia. Coletânia de Trabalhos –Brasília, DF, págs 11 a 15, 1996.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA. Fundamentos Doutrinários da Equoterapia no Brasil In: Apostilas do curso básico de equoterapia. Brasília, 1998.

PFEIFER, LTO. Equoterapia: a influência da variação do peso na frequência do passo do cavalo. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde. 2012; 16 (3): p. 39-48.

SILVEIRA, MM. Wibelinger, LM. Reeducação da postura com equoterapia. RevNeurocienc. 2011; 19(3): p. 519-24.

LOBÔ, JFA. Análise conformacional dos equinos utilizados na equoterapia do centro de reabilitação e readaptação Doutor Henrique Santillo, Goiania, Goiás. [dissertação]. Goiania (GO); Universidade Federal de Goiás; 2016.

JESUS, IMS. A equoterapia como recurso na terapia psicomotora para aquisição/desenvolvimento do equilíbrio corporal.

FREIRE, H. B. G.; POTSCH, R. R. O Autista na Equoterapia: a descoberta do cavalo,Universo Autista. São Paulo, 2009.

SOUZA, M. B.; SILVA, P. L.N. Equoterapia no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista: A Percepção dos Técnicos.Revista Ciência e Conhecimento, v.9, n.1, fevereiro. 2015.

BARBOSA, GO. Munster, MAV. Equoterapia: implicações nos aspectos psicomotores de crianças com TDAH. VII Encontro da associação brasileira de pesquisadores em Educação Especial. Londrina. 10 nov, 2011. p. 2926-37.

FREIRE, Heloisa Bruna Grubits, Equoterapia Teoria e Técnica: uma experiência com crianças autistas. São Paulo: Vetor Ed., 1999.

Martinez, Sabrina Lombardo, Fisioterapia na Equoterapia: analise de seus efeitos sobre o portador de necessidades especiais, SP , Rev. Ideias e Letras, 2º edição , 2005.

BRITO, M. C. G.. As contribuições da equoterapia na educação inclusiva. Curso normal superior da UNIME. ,2013.

OLIVEIRA, G. C. Desenvolvimento da Psicomotricidade. Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 7° ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

CRUZ, B.; POTTKER; C.A; AS CONTRIBUIÇÕES DA EQUOTERAPIA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA, Maringá: Rev. UNINGÁ Review,v. 32, n. 1, p. 147-158, out/dez. 2017.

SEVERO, José T. Equoterapia: o emprego do cavalo como motivador terapêutico Centro de Equoterapia Osorio - Porto Alegre – RS, 2010. Disponível em: http://www.profala.com/artet5.htm>. Acesso em: 21 jun. 2011

Espindula, AP. Efeitos da equoterapia em praticantes autistas. [tese]. Uberaba (MG): Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2008. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp073999.pdf

MELLO, Ana Maria S. Ros de,Autismo: guia pratico. 5 ed São Paulo: AMA; Brasília: CORDE, 2007. 104p.:Il.

Published

2019-04-23

How to Cite

DUARTE, L. P.; LEAL, J. A.; HELLWIG, J. M.; BLANCO, G. S.; DIAS, S. L. de A. Revisão bibliográfica dos benefícios que Equoterapia proporciona a pacientes com Transtorno do Espectro Autista / Bibliographic review of the benefits that Equoterapia provides to patients with Autistic Spectrum Disorder. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 2466–2477, 2019. DOI: 10.34119/bjhrv2n4-019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1805. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers