Educação em saúde como instrumento transformador do paciente dialisado: relato de experiência / Health education as anawareness activity for the dialysed patient: experience report

Carlos Alves dos Santos, Ariele Alves dos Santos, Andréa Ferreira Soares, Ana Tainar Mota Souza

Abstract


O manejo clínico-terapêutico do paciente dialisado gera situações de estresse relacionadas ao tratamento, a mudanças no estilo de vida, a diminuição da energia física, a alteração da aparência pessoal e a novas incumbências para manutenção da vida. Neste contexto, tornam-se relevantes as ações de educação em saúde direcionadas aos hábitos alimentares e hídricos, a incapacidade ou a limitação das atividades físicas e de lazer e consequentemente, às repercussões psicológicas e sociais provocados pela doença renal crônica. Este trabalho teve por objetivo descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante a realização de um estágio extracurricular numa unidade privada de nefrologia do estado de Sergipe no período de 27 de junho a 18 de julho de 2016. Como resultados observou-se que as atividades educativas contribuíram para a redução da tensão e manutenção do equilíbrio emocional. Então, estas foram relevantes para a continuidade do tratamento com qualidade

Keywords


Enfermagem; Educação em Saúde; Autocuidado; Diálise Renal.

References


LEHMKUHL, Adelita; MAIA, Alfredo José Moreira; MACHADO, Marcos de Oliveira. Estudo da prevalência de óbitos de pacientes com doença renal crônica associada à doença mineral óssea. J BrasNefrol, v. 31, n. 1, p. 10-7, 2009.

DA SILVA PEREIRA, Maria Rivieli. Papéis da enfermagem na hemodiálise. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 3, n. 2, p. 25-36, 2013.

MADEIRO, Antônio Cláudio et al. Adesão de portadores de insuficiência renal crônica ao tratamento de hemodiálise. Acta paul enferm, v. 23, n. 4, p. 546-51, 2010.

BARBOSA, Genesis de Souza; VALADARES, Glaucia Valente. Hemodiálise: estilo de vida e a adaptação do paciente. Acta paul. enferm, v. 22, n. spe1, p. 524-527, 2009.

MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Ciência & saúde coletiva, v. 12, n. 2, p. 335-342, 2007.

DE LIMA, Maria Alzete et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PACIENTES EM HEMODIÁLISE. JournalofNursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE, v. 8, n. 6, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-014

Refbacks

  • There are currently no refbacks.