Monitoria voluntária em anatomia humana: o despertar de uma paixão / Voluntary monitoring in human anatomy: theawakeningof a passion

Authors

  • Rielle Herrera Brandli
  • João Cleber Theodoro de Andrade

Keywords:

Monitoria, anatomia humana, monitoria voluntária.

Abstract

A grande maioria dos componentes curriculares dos cursos de graduação que possuem aulas práticas utiliza o recurso da monitoria para auxiliar os estudantes sobre o processo de aprendizagem. NaAnatomia Humana, por se tratar de um componente curricular teórico-prático vinculados, não é diferente, para este componente curricular, exige-se uma dose adicional de estudos teóricos e práticos fora do ambiente de sala de aula e no laboratório.Neste sentido, para que os acadêmicos possam ter um bom desempenho a monitoria se torna imprescindível. O monitor é aquele discente regular do curso, que já cursou o componente curricular com aproveitamento, estando apto, com a orientação do professor, a colaborar com o processo de aprendizagem dos discentes. Neste relato de experiência voluntária, objetivou-se experimentar a relação da monitoria voluntária para os discentes ingressantes no ano 2018 dos cursos de graduação do Campus Uruguaiana da UNIPAMPA. A monitoria iniciou em março de 2018 e vem ocorrendo até o presente momento. Foram realizadas 8 horas semanais de monitoria, sendo 3 horas acompanhando o professor e os discentes durante as aulas práticas e 5 horas nos horários de estudos livre no laboratório de anatomia. Foi possível perceber que os discentes necessitam da presença do monitor durante seus estudos nos horários livres do laboratório, ao mesmo tempo em que sentem muita segurança durante o processo de aprendizagem, pois alguns discentes mais tímidos durante as aulas sentem-se mais a vontade para colocar suas dúvidas nestes momentos. Também foi possível perceber que para ser monitora de anatomia humana, tem que ser porque gosta, pelo prazer de estudar e colaborar no ensino sobre o corpo humano. No mundo em que vivemos a questão financeira é muito importante, porém de tamanha importância é o reconhecimento e a gratificação pelo trabalho voluntário que venho desenvolvendo.

 

References

CHUPROSKI, A.P. e ORELLANA, B. Monitoria de anatomia humana no curso de fonoaudiologia.Anais da SIEPE – Sistema de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. out. 2009.

FRANCO, G.P. Uma experiência acadêmica como aluno-monitor da disciplina de morfologia: histologia e anatomia. Revista gaúcha enfermagem, Porto Alegre, v.19, n.1, p.66-68, jan. 1998.

RAMOS, L.A.V. et al. Plano de monitoria acadêmica na disciplina de anatomia humana: relato de experiência. Ensino, Saúde e Ambiente, Universidade Federal Fluminense, v.5, p.94-101, dez. 2012.

Published

2019-02-25

How to Cite

BRANDLI, R. H.; ANDRADE, J. C. T. de. Monitoria voluntária em anatomia humana: o despertar de uma paixão / Voluntary monitoring in human anatomy: theawakeningof a passion. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1408–1411, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1361. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers