Eficácia da utilização de imiquimod em carcinoma espinocelular de pálpebra: relato de caso / Effectiveness of imiquimod uses in punctupal spinocellular carcinoma: case report

Yuri Ribeiro Carneiro, Juliana Chianca Neves, Yure Augusto Souza Fonseca Oliveira, Flávia Callou Tavares, Matheus Torres Muniz, Josias Torres de Siqueira Filho, Rebeca Alecrim Bessa, Alisson Fernando Almeida e Silva

Abstract


Introdução: O câncer da pele é a neoplasia de maior incidência no mundo. Relatamos aqui o tratamento desse tumor com Imiquimod em pacientes que não apesentam condições cirúrgicas.  Objetivo: Apresentar resultado do tratamento de CEC em região periocular com Imiquimod.Metodologia: Foi feito um estudo retrospectivo com análise do prontuário de paciente. Analisando sua história clinica e fotos do seguimento da paciente com o tratamento. Resultados: Mulher, 83 anos, procurou o serviço de oftalmologia apresentando lesão tumoral em região subpalpebral de olho direito com aspecto irregular, endurecida, elevada e com ulceração central. Teve diagnostico histolpatológico prévio de CEC.  Mediante os exames pré-operários foi contraindicada abordagem cirúrgica; sendo indicada a conduta conservadora através do tratamento tópico das lesões com imiquimod. Realizou-se seguimento mensal com acompanhamento e registro com fotos da evolução das lesões de pálpebra mediante o tratamento proposto. No terceiro mês de seguimento, as lesões regrediram quase totalmente, com epitelização das áreas de ulceração e melhora do aspecto clínico e estético. Conclusão: O caso ilustra a aplicação do Imiquimod como uma segunda opção ao tratamento. Descritores: Carcinoma Espinocelular, Imiquimod, câncer da pele.

 


Keywords


Carcinoma Espinocelular, Imiquimod, câncer da pele

References


Sociedade Brasileira de Dermatologia. Análise de dados das campanhas de prevenção ao câncer de pele promovidas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia de 1999 a 2005. AnBrasDermatol. 2006;81:533-9.

Amaral ACN, Azulay RD, Azulay DR. Neoplasias epiteliais. In: Azulay RD, Azulay DR, editores. Dermatologia. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A.; 2006. p. 510-26.

Aurora AL, Blodi FC. Lesions of the eyelids: a clinicopathological study. SurvOphthalmol 1970;15:95-104.

Apple DJ, Rabb MF. Conjuntiva and eyelids. In: Apple DJ Ocular pathology 3rd ed St Louis: Mosby; 1985. p. 465-89.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.