O papel da enfermagem no auxílio à mães soropositivas em relação ao aleitamento materno / The role of nursing in assisting HIV-positive mothers in relation to breastfeeding

Authors

  • Elisângela de Andrade Aoyama
  • Aretusa Melo Gomes
  • Gabriela Araújo de Lima
  • Kenya Rodrigues dos Santos Sousa
  • Rafael Assunção Gomes de Souza
  • Elivânia Rodrigues de Souza Assunção

Keywords:

aleitamento materno, banco de leite, enfermagem.

Abstract

Este artigo apresenta uma análise a respeito da importância do profissional de enfermagem em auxiliar as mães soropositivas em relação à amamentação e o risco de transmissão do vírus ao recém-nascido. A prestação de informação de informação pelo enfermeiro ás mães portadoras do vírus é de suma importância para que seja minimizada a chance de contaminação do lactente, assim como a conscientização dos atuais formandos em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de campo quantitativo-descritiva realizada por meio de questionário aplicado entre estudantes universitários do curso de Enfermagem. Foram aplicados 30 questionários que abordavam questões relacionadas a mães soropositivas e a possibilidade de transmitir HIV ao lactente através da amamentação. A lacuna em relação à conscientização dessas mães e a orientação em relação maneira como elas devem alimentar seus recém-nascidos dificulta o correto direcionamento quanto ao tipo de nutrimento, podendo atrapalhar no momento de dificuldade financeira ou até mesmo psicológica, visto que muitas mães de baixa renda não têm condições de comprar o suprimento e acabam amamentando seus filhos por falta de alternativas. É necessário viabilizar ainda mais as informações em relação a transmissão do vírus HIV de mãe para filho através da amamentação.

 

References

Abbas A, Lichman A, Pillai S. Imunologia Celular e molecular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

Abbas A, Lichman A, Pillai S. Imunologia Celular e molecular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015 pag. 451.

Abbas A, Lichman A, Pillai S. Imunologia Celular e molecular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.pag. 458.

Abbas A, Lichman A, Pillai S. Imunologia Celular e molecular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015 pag. 458.

UNICEF BRASIL, Nossas Prioridades, Existe o risco da mulher que tem HIV passar o vírus para seu bebê durante a amamentação. Mulheres que vivem com HIV/AIDS, ou que suspeitem ter o vírus, devem procurar auxílio médico para ser testadas, aconselhadas e orientadas sobre como proceder para evitar a contaminação da criança. [acesso em 14 de novembro de 12017]. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10018.htm

Carneiro-Prioetti AB, Ribas JG, Catalan-Soares BC, Martins ML, Brito-Melo GE, Martins Filho AO, et al. Infection e desease caused by the human T cell lymphotropic viruses type I and II in Brazil. Rev Soc Bras Med Trop. 2002; 35:499-508.

ALMEIDA N., FERNANDES AG, ARAÚJO, CG. ; Aleitamento Materno: uma abordagem sobre o papel do enfermeiro no pós-parto. Rev Eeletrôn Enferm 2004 6(3): 358-67.

Nakano AM. O espaço social das mulheres e a referência para o cuidado na prática da amamentação. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2007; 23(8): 1965-70.

Scochi CGS, Kokuday MLP, Riul MJS, Rossanez LSS, Fonseca LMM, Leite AM. Incentivando o vínculo mãe-filho em situação de prematuridade: as intervenções de enfermagem no hospital das clínicas de Ribeirão Preto. Rev Latino-Am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4): 539-43.

Word Health Assembly (WHA) 54.7. Global strategy for infant and young child feeding: report by the Secretariat2001. [acesso em 14 de novembro de 2017]. Disponívelem: http://apps.who.int/gb/archive/pdf_files/WHA54/ea547.pdf.

Nakano AM, Reis MC, Pereira MJ, Gomes FA. O espaço social das mulheres e a referência para o cuidado na prática da amamentação. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2007; 15: 2-7.

Silva IA. Amamentar: uma questão de assumir riscos e benefícios. São Paulo:Robe; 1997.

São Paulo (Estado). Secretaria de Saúde. Coordenação Estadual de DST/AIDS. Programa Estadual de DST/AIDS. A gestação e o resultado indeterminado na pesquisa de anticorpos ainti-HIV. São Paulo; 2004.

Almeida NAM, Fernandes, A.G Araújo, C.G. Aleitamento Materno: uma abordagem sobre o papel do enfermeiro no pós-parto, Goiás. Revista Eletrônica de Enfermagem, v.6,n.3p.3583-67,2004.

Knauth DR. Subjetividade feminina e soropositividade. In: Barbosa RM, Parker R, editores. Sexualidade pelo avesso: direitos,identidade e poder. São Paulo: IMS/UERJ; 1999.

Published

2018-12-27

How to Cite

AOYAMA, E. de A.; GOMES, A. M.; LIMA, G. A. de; SOUSA, K. R. dos S.; SOUZA, R. A. G. de; ASSUNÇÃO, E. R. de S. O papel da enfermagem no auxílio à mães soropositivas em relação ao aleitamento materno / The role of nursing in assisting HIV-positive mothers in relation to breastfeeding. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 469–479, 2018. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1025. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers