O papel da enfermagem no auxílio à mães soropositivas em relação ao aleitamento materno / The role of nursing in assisting HIV-positive mothers in relation to breastfeeding

Elisângela de Andrade Aoyama, Aretusa Melo Gomes, Gabriela Araújo de Lima, Kenya Rodrigues dos Santos Sousa, Rafael Assunção Gomes de Souza, Elivânia Rodrigues de Souza Assunção

Abstract


Este artigo apresenta uma análise a respeito da importância do profissional de enfermagem em auxiliar as mães soropositivas em relação à amamentação e o risco de transmissão do vírus ao recém-nascido. A prestação de informação de informação pelo enfermeiro ás mães portadoras do vírus é de suma importância para que seja minimizada a chance de contaminação do lactente, assim como a conscientização dos atuais formandos em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de campo quantitativo-descritiva realizada por meio de questionário aplicado entre estudantes universitários do curso de Enfermagem. Foram aplicados 30 questionários que abordavam questões relacionadas a mães soropositivas e a possibilidade de transmitir HIV ao lactente através da amamentação. A lacuna em relação à conscientização dessas mães e a orientação em relação maneira como elas devem alimentar seus recém-nascidos dificulta o correto direcionamento quanto ao tipo de nutrimento, podendo atrapalhar no momento de dificuldade financeira ou até mesmo psicológica, visto que muitas mães de baixa renda não têm condições de comprar o suprimento e acabam amamentando seus filhos por falta de alternativas. É necessário viabilizar ainda mais as informações em relação a transmissão do vírus HIV de mãe para filho através da amamentação.

 


Keywords


aleitamento materno, banco de leite, enfermagem.

References


Abbas A, Lichman A, Pillai S. Imunologia Celular e molecular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

Abbas A, Lichman A, Pillai S. Imunologia Celular e molecular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015 pag. 451.

Abbas A, Lichman A, Pillai S. Imunologia Celular e molecular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.pag. 458.

Abbas A, Lichman A, Pillai S. Imunologia Celular e molecular. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015 pag. 458.

UNICEF BRASIL, Nossas Prioridades, Existe o risco da mulher que tem HIV passar o vírus para seu bebê durante a amamentação. Mulheres que vivem com HIV/AIDS, ou que suspeitem ter o vírus, devem procurar auxílio médico para ser testadas, aconselhadas e orientadas sobre como proceder para evitar a contaminação da criança. [acesso em 14 de novembro de 12017]. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10018.htm

Carneiro-Prioetti AB, Ribas JG, Catalan-Soares BC, Martins ML, Brito-Melo GE, Martins Filho AO, et al. Infection e desease caused by the human T cell lymphotropic viruses type I and II in Brazil. Rev Soc Bras Med Trop. 2002; 35:499-508.

ALMEIDA N., FERNANDES AG, ARAÚJO, CG. ; Aleitamento Materno: uma abordagem sobre o papel do enfermeiro no pós-parto. Rev Eeletrôn Enferm 2004 6(3): 358-67.

Nakano AM. O espaço social das mulheres e a referência para o cuidado na prática da amamentação. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2007; 23(8): 1965-70.

Scochi CGS, Kokuday MLP, Riul MJS, Rossanez LSS, Fonseca LMM, Leite AM. Incentivando o vínculo mãe-filho em situação de prematuridade: as intervenções de enfermagem no hospital das clínicas de Ribeirão Preto. Rev Latino-Am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4): 539-43.

Word Health Assembly (WHA) 54.7. Global strategy for infant and young child feeding: report by the Secretariat2001. [acesso em 14 de novembro de 2017]. Disponívelem: http://apps.who.int/gb/archive/pdf_files/WHA54/ea547.pdf.

Nakano AM, Reis MC, Pereira MJ, Gomes FA. O espaço social das mulheres e a referência para o cuidado na prática da amamentação. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2007; 15: 2-7.

Silva IA. Amamentar: uma questão de assumir riscos e benefícios. São Paulo:Robe; 1997.

São Paulo (Estado). Secretaria de Saúde. Coordenação Estadual de DST/AIDS. Programa Estadual de DST/AIDS. A gestação e o resultado indeterminado na pesquisa de anticorpos ainti-HIV. São Paulo; 2004.

Almeida NAM, Fernandes, A.G Araújo, C.G. Aleitamento Materno: uma abordagem sobre o papel do enfermeiro no pós-parto, Goiás. Revista Eletrônica de Enfermagem, v.6,n.3p.3583-67,2004.

Knauth DR. Subjetividade feminina e soropositividade. In: Barbosa RM, Parker R, editores. Sexualidade pelo avesso: direitos,identidade e poder. São Paulo: IMS/UERJ; 1999.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.